Governo anuncia Plano Safra para agricultura familiar e pode beneficiar SC 291g8

Santa Catarina conta com 78% dos produtores na agricultura familiar e que podem receber o apoio do governo federal através do programa; taxa de juros será de 4% ao ano 242t5x

O governo federal, por meio do Ministério da Agricultura, anunciou os valores disponíveis para o Plano Safra deste ano e para a agricultura familiar. A apresentação foi feita em dois dias pelo presidente Lula e o ministro Carlos Fávaro, sendo que nesta quarta-feira (28), o destaque foram os R$ 77 bilhões para os pequenos agricultores.

Plano Safra para agricultura familiar teve redução na taxa de juros.  – Foto: Divulgação/NDPlano Safra para agricultura familiar teve redução na taxa de juros.  – Foto: Divulgação/ND

Para médio e grandes produtores, as linhas de crédito vão oferecer R$ 364 bilhões, que representa 27% a mais que no ano anterior. Os valores estão disponíveis a partir de julho (1).

Plano Safra pode beneficiar agricultores de SC 4a466d

Com a produção predominante na agricultura familiar, já que segundo os dados do último censo agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia), Santa Catarina possui um total de 183 mil estabelecimentos agropecuários.

Entre eles, 143 mil são da agricultura familiar e podem receber os investimentos. Além disso, ocorre a redução da taxa de juros para essa modalidade, sendo de 5% para 4% ao ano para produtores de alimentos como, por exemplo, arroz, feijão, mandioca, tomate, leite, ovos, entre outros.

O vice-presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), José Mário Schreiner, contou que a entidade fez uma pesquisa em todo país para entender as maiores necessidades dos produtores e que plano atendeu essas demandas.

“O PCA, o programa de construção de Armazéns, o Programa ABC, que agora é Renova Agro, para renovação de pastagens, o Inova Agro e o Próirriga são programas importantes que os produtores apontaram. Com relação aos juros, foram mantidas as taxas [fazendo referência ao Plano Safra para médios e grandes produtores]. Para o custeio agrícola e algumas linhas para grandes produtores, teve um pequeno aumento. Mas nós vemos que é importante ter o recurso, mesmo com aumento da taxa”, afirmou vice-presidente da CNA.

Para o deputado federal catarinense, Rafael Pezenti (MDB-SC), que é ligado ao setor, os valores atende as necessidades e expectativas do estado.

“Santa Catarina tem vocação para a agricultura familiar. É importante que o governo federal reconheça nosso trabalho, com mais crédito e menos ataques”, afirmou.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Agronegócios 6l211g

Agronegócios

Ministério da Agricultura descarta três casos de gripe aviária em SC; um segue em investigação 4f6656

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, três, dos quatro casos suspeitos da doença ...

Pesca da sardinha movimenta comunidades e sustenta tradição no litoral catarinense 2hf3o

Com tradição secular, a pesca artesanal garante renda, rea saberes entre gerações e integra uma ...

Agronegócios

Contra a gripe aviária, estado no Sul do Brasil destrói mais de 10 milhões de ovos 5i3dg

Não houve indício de contaminação por gripe aviária nos lotes destruídos; medida foi uma ação preven ...

Agronegócios

Feira Agropecuária de Tubarão terá transmissão ao vivo e leilão de 500 animais; veja quais 2u6v5c

Evento realizado no dia 31 de maio, no Sul de SC, é considerado um dos principais leilões de gado de ...

ADS Drones Agrícolas

ADS Drones consolida liderança nas Américas com tecnologia que transforma o agronegócio q6r2r

Criada por agrônomos em 2020, empresa acelerou o uso de drones de pulverização no Brasil e se tornou ...