Queijarias de SC recebem selo especial e ganham projeção nacional 1r5k1a

Duas queijarias artesanais de Ponte Alta receberam um importante selo. Com a certificação, os queijos poderão ser comercializados em todo o país 6h3mo

As queijarias Tobias e Maciel, produtoras de queijo artesanal em Ponte Alta, na Serra de Santa Catarina, receberam o ‘Selo Arte’. Com a certificação, os queijos poderão ser comercializados em todo o país.

Com a certificação, os queijos poderão ser comercializados em todo o país. - Epagri/Divulgação/ND
1 3
Com a certificação, os queijos poderão ser comercializados em todo o país. - Epagri/Divulgação/ND
Os dois casais, cujas queijaras foram certificadas com o Selo Arte. - Epagri/Divulgação/ND
2 3
Os dois casais, cujas queijaras foram certificadas com o Selo Arte. - Epagri/Divulgação/ND
As queijarias Tobias e Maciel, produtoras de queijo artesanal em Ponte Alta, na Serra de Santa Catarina, receberam o 'Selo Arte'. - Aires Carmen Mariga/Epagri/Divulgação/ND
3 3
As queijarias Tobias e Maciel, produtoras de queijo artesanal em Ponte Alta, na Serra de Santa Catarina, receberam o 'Selo Arte'. - Aires Carmen Mariga/Epagri/Divulgação/ND

O selo foi entre em um evento realizado pela Cidasc e Epagri no dia 29 de fevereiro. A entrega foi na propriedade do casal José Oliveira Tobias Pereira e Fátima Aparecida Farias Pereira, donos da queijaria Tobias.

O que é o Selo Arte? 4n2i29

O Selo Arte é um certificado de identidade e qualidade que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios feitos artesanalmente, segundo o Governo Federal.

Para receber o selo o produtor precisa, contar com um serviço de inspeção implantado e comprovar a adoção de boas práticas de fabricação e de obtenção de matéria-prima, incluindo atenção à sanidade, à nutrição, ao manejo adequado dos animais e às boas práticas ambientais.

Queijaria Tobias: 1li5i

José Oliveira Tobias Pereira e Fátima Aparecida Farias Pereira nasceram e vivem em Cerro Verde I, em Ponte Alta, onde implantaram a queijaria Tobias. Dedicam-se à produção de gado de corte e de queijo há quase 30 anos.

A produção de queijo é uma tradição para a família, que veio dos avós paternos de Fátima. Ela iniciou a atividade após o nascimento do primeiro dos três filhos, como uma forma de aproveitar o leite que tinha disponível.

Segundo a Epagri, no início, a produção de queijo era feita na cozinha de casa, com pouco espaço. O sonho da família era ter um local próprio para fabricação.

Em 2015 iniciou a construção da queijaria, com financiamento do Programa SC Rural. Atualmente a queijaria tem 26 m² de área e a sala de cura tem capacidade para 200 peças de queijo.

Em 2022 a queijaria recebeu o título de registro no SIM (Serviço de Inspeção Municipal), que agora se soma ao Selo Arte.

Queijaria Maciel: u384x

Idefonso Amaro Maciel e Rosa Kroth Maciel são os proprietários da queijaria que leva o sobrenome da família. Eles nasceram no Oeste de Santa Catarina e se casaram em 1994, em Campos Novos, onde moraram por 10 anos no Assentamento 30 de outubro.

Em 2004 se mudaram para o Assentamento Anita Garibaldi, em Ponte Alta, onde mantém os negócios no meio rural. A família começou a produzir queijo porque precisavam de uma renda.

No início, o queijo era feito com o leite de duas vacas, a ordenha acontecia embaixo de uma árvore e a produção era vendida de porta em porta. Com o ar do tempo, a produção aumentou e há mais de 20 anos o queijo é a principal renda da família.

A construção da queijaria iniciou em 2015, também com incentivo financeiro do Programa SC Rural. Ao longo do tempo a família participou de diversos cursos e foi aprimorando a fabricação do queijo.

O produto da queijaria Maciel venceu concursos do queijo artesanal serrano. O prêmio mais recente foi recebido no ano ado, durante o IV Simpósio de Queijos Artesanais e I Concurso Estadual de Queijos Artesanais, onde recebeu o selo prata.

Em 2022 a queijaria recebeu o título de registro no SIM e agora pode ampliar a comercialização para o país com a obtenção do Selo Arte.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Agronegócios 6l211g

Agronegócios

Ministério da Agricultura descarta três casos de gripe aviária em SC; um segue em investigação 4f6656

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, três, dos quatro casos suspeitos da doença ...

Pesca da sardinha movimenta comunidades e sustenta tradição no litoral catarinense 2hf3o

Com tradição secular, a pesca artesanal garante renda, rea saberes entre gerações e integra uma ...

Agronegócios

Contra a gripe aviária, estado no Sul do Brasil destrói mais de 10 milhões de ovos 5i3dg

Não houve indício de contaminação por gripe aviária nos lotes destruídos; medida foi uma ação preven ...

Agronegócios

Feira Agropecuária de Tubarão terá transmissão ao vivo e leilão de 500 animais; veja quais 2u6v5c

Evento realizado no dia 31 de maio, no Sul de SC, é considerado um dos principais leilões de gado de ...

ADS Drones Agrícolas

ADS Drones consolida liderança nas Américas com tecnologia que transforma o agronegócio q6r2r

Criada por agrônomos em 2020, empresa acelerou o uso de drones de pulverização no Brasil e se tornou ...