Ao adotar ou adquirir um cachorro para proteger casas ou terrenos, os tutores devem procurar profissionais habilitados para instruir e ensinar os animais. Mas afinal, como treinar um cão de guarda do jeito certo? Algumas habilidades são adotadas pelos treinadores, que ensinam os pets a seguir os comandos necessários.
Como treinar um cão de guarda de forma adequada? – Foto: Alexas_Fotos/Pixabay/ND
Como treinar um cão de guarda da forma adequada? 723r57
Embora muitos acreditem que o cão de guarda precise ser agressivo ou bravo, na realidade, basta adestra-lo e ensiná-lo a agir somente quando necessário, sem precisar morder ou machucar desconhecidos que invadam seu espaço.
Entre os comandos ensinados está o latido em caso de barulho estranho e a postura adotada pelo cão, que indicará caso haja algo errado e até mesmo afugentará quem possa estar por perto.
Em relação a como treinar um cão de guarda da forma adequada, para espantar ou “lutar” com um invasor, o indicado é buscar por um profissional que saiba dar o treinamento específico.
Adestradores especializados nessa área ensinarão os comandos e auxiliarão os tutores sobre como usá-los. Entre as modalidades de treinamento utilizadas estão as esportivas e militares.
Como são as modalidades de treinamento de cão de guarda 1i2vq
No treinamento esportivo, o tempo previsto é de três a seis meses, até que o animal seja devidamente capacitado. Nesta modalidade, o cachorro aprende a defender, atacar e latir para estranhos. Vale ressaltar que o tempo de treinamento pode variar conforme a raça.
Há algumas modalidades de treinamento indicadas para treinar um cão de guarda da forma correta – Foto: Freepik/ND
Já os treinos militares duram mais tempo e são mais intensos, se estendendo por mais de um ano, sendo exigido aprimoramento contínuo. O cão de guarda treinado nessa modalidade pode atuar em diversos órgãos de defesa, público ou privados.
Também há o treinamento para grandes e pequenas propriedades, que varia conforme a necessidade da família que busca por proteção.