Cuidar da saúde dos pets é uma das prioridades dos tutores. Porém, segundo especialistas, algumas raças de cachorro possuem maior predisposição genética para doenças.

Quais as raças de cachorro com predisposição para doenças 1h3dr
Um animal de estimação precisa consultar um veterinário para garantir a saúde e bem estar do pet.
Porém, algumas raças podem ser mais propensas para doenças devido a formação genética, segundo a Associação Americana de Medicina Veterinária.
Na maioria das vezes, esses problemas foram causados pela incompatibilidade anatômica de mistura de raças. De acordo com o biólogo Kaio Ebert, algumas raças possuem problemas genéticos específicos.
Pug 594f2s
Devido à mistura de raças, os pugs possuem uma herança genética um tanto peculiar: seu focinho achatado.
Por causa dessa formação anatômica do focinho, cachorros dessa raça costumam sofrer com problemas respiratórios. Em muitos casos, é necessário operar com uma rinoplastia canina.
A anatomia dos pugs também os deixa propensos à obesidade, quando excesso de gordura corporal. Dietas e exercícios podem ser feitos para tratar a condição.
Golden retriever z5i6o
Cães da raça golden retriever são geralmente saudáveis, mas também podem sofrer com problemas de saúde hereditários, principalmente a displasia coxofemoral.
A doença afeta a articulação do quadril, fazendo com que os ossos não tenham o encaixe correto.
O tratamento da displasia coxofemoral em goldens inclui cirurgia reparadora na região. Após a operação, também são recomendadas a práticas de fisioterapia, e analgésico e exercícios.
Buldogue francês 3t4x5y
Além dos pugs, os buldogues também possuem maior predisposição genética para obesidade. Por isso, caso o animal não receba uma dieta adequada e não pratique exercícios diariamente, é provável que venha a desenvolver a condição.
Boxer 3w312h
Para os cães da raça boxer, a neoplasia é um dos principais problemas de saúde na velhice. A doença acontece quando ocorre a multiplicação anormal de algumas células, gerando uma massa excessiva de um tecido.
A causa da neoplasia em boxers é o cruzamento entre raças. Neoplasias podem ser tratadas, principalmente se o diagnóstico for precoce. Cada tipo de neoplasia precisa de um tipo de cuidado diferente, podendo incluir cirurgias e quimioterapia.
Dachshund xe56
Dachshunds podem desenvolver hérnia de disco. Com um corpo alongado e pernas curtas, o animal pode sofrer com problemas de coluna.
Apesar de não ter cura, a hérnia de disco canina possui alguns tratamentos, como repouso e o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
Rottweiler
Os rottweiler são uma das raças de cachorro com tendência de problemas cardíacos, como a ESA (estenose aórtica subvalvar).
É uma condição em que a válvula da aorta se estreita podendo causar outros problemas de saúde. O tratamento da doença inclui, na maioria dos casos, o implante de uma nova válvula aórtica ou substituição da válvula obstruída.
Poodle 5g2x1j
Poodles podem sofrer com problemas ortopédicos, como a luxação de patela. A condição afeta principalmente o deslocamento do animal. Isso porque a patela, um pequeno osso na frente do joelho, desliza para fora de sua posição normal.
Para tratar a luxação, são necessárias algumas sessões de fisioterapia, controle do peso e, em alguns casos, medicamentos anti-inflamatórios para aliviar a dor e a inflamação na região.
Consulte um veterinário 2ei28
Apesar de muitas das doenças serem identificadas pelos sintomas, é preciso realizar uma avaliação com um médico especializado.
Apenas profissionais podem dar o real diagnóstico do pet e o tratamento ideal para cada condição.