Que vista hein! Uma caninana, serpente da espécie Spilotes pullatus, foi flagrada em cima de um telhado no Morro das Antenas, em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina.

No Morro das Antenas, há várias antenas e debaixo há uma construção de alvenaria que abriga a casa de máquinas, como baterias, motores. Foi no telhado desta construção que a serpente foi flagrada.
E não é a primeira vez. Segundo moradores de Jaraguá do Sul, a caninana é moradora antiga e já foi vista várias vezes. Ela mede cerca de 2 metros.
Christian Raboch, biólogo da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, explica que, geralmente, as cobras que sobem em árvores e telhados são as chamadas arborícolas, que vivem tanto em cima das árvores quanto no chão. Na região Norte, são comuns caninanas vivendo em cima de árvores.

Embora assuste pelo seu tamanho – caninana pode chegar a 2,5 metros – Christian Raboch frisa que o animal não oferece risco porque a espécie não possui veneno. No entanto, alerta o biólogo, ela pode morder se sentir-se acuada.
“Mas é muito mais fácil as pessoas tomarem um susto por conta do tamanho mesmo”, diz Christian.