Um eclipse solar poderá ser visto nesta segunda-feira (08) a partir dos Estados Unidos, México e Canadá. Com a chegada do fenômeno, especialistas relataram uma mudança de comportamento em alguns animais.

Eclipse e a relação com os animais 6p4p12
Relatórios que analisam o comportamento dos animais durante um eclipse solar existem há mais de cem anos, segundo a NASA.
Durante o eclipse de 2017, pesquisadores estudaram 17 espécies e descobriram diversas respostas comportamentais ao fenômeno em aproximadamente 75% dos animais dentro do zoológico que observaram.

Os principais comportamentos observados foram a de animais começarem a adotar hábitos noturnos. Também foi observado que muitos deles inclusive apresentaram sintomas de ansiedade.
Os especialistas identificaram dois motivos possíveis para explicar a mudança no comportamento dos animais:
A primeira explicação é de que os animais estão reagindo à diminuição natural de luz e de temperatura enquanto o Sol desaparece atrás da Lua.
A segunda tese é que os animais podem ter seus comportamentos influenciados pelas pessoas que estão no zoológico, que apresentam atitudes e reações diferenciadas durante o fenômeno.
Outro estudo referência no assunto 425e4o
O estudo com resultados mais concretos com relação a este fenômeno foi realizado por um time de cientistas liderados por William M. Wheeler, que coletou quase 500 observações do público durante um eclipse de agosto de 1932.
Neste estudo, as pessoas relataram aos pesquisadores que durante o eclipse os grilos fizeram barulho como se fosse de noite e as abelhas voltaram para as suas colmeias.