Como você acha que anda a satisfação sexual das mulheres brasileiras hoje? Lembrando que a dificuldade em ter orgasmos continua sendo uma das principais queixas das mulheres nos consultórios de terapia de sexualidade. E o que isso pode ter a ver com os mitos e crenças errôneas a respeito do orgasmo?
Para a nossa reflexão de hoje vou trazer alguns mitos sobre o orgasmo feminino, que tem sidos discutidos na literatura científica e aparecem em meus atendimentos clínicos e na plataforma Sexo sem Dúvida.

1 – O meu orgasmo é responsabilidade da minha parceria e tem que acontecer em todos os encontros sexuais?
A responsabilidade pelo seu orgasmo é sua! E isso é sobre autonomia sexual. A parceria faz parte da dança sexual, mas não tem responsabilidade exclusiva de te garantir um orgasmo. E, embora o orgasmo seja uma parte importante da experiência sexual para muitas pessoas, nem todos os encontros sexuais resultam em orgasmo. E isso não significa que a experiência não tenha sido satisfatória ou prazerosa. E é sempre bom lembrar que você pode experimentar orgasmos sozinha, através da masturbação ou fantasias sexuais.
2 – Orgasmo é igual para todas as pessoas, logo para ter orgasmo basta querer?
A capacidade de atingir o orgasmo vai variar de pessoa para pessoa e pode ser influenciada por diversos fatores como estado emocional, saúde física, níveis de estresse, entrega na relação e intimidade. Assim, embora o orgasmo envolva respostas fisiológicas, também há um componente emocional significativo. A conexão emocional, o desejo, o afeto e a intimidade com a parceria também podem influenciar.
3 – Orgasmos devem ser sempre intensos e explosivos?
Os orgasmos vão variar de pessoa para pessoa e também serão diferentes nas diversas vivências sexuais. Você pode ter orgasmos intensos com contrações poderosas ou suaves e menos expressos. E está tudo bem!
4 – O orgasmo vaginal é melhor que o orgasmo clitoriano?
Não existe orgasmo mais “verdadeiro” ou “melhor”. Orgasmo é orgasmo, é o auge do prazer sexual que pode ser sentido e vivenciado de diversas formas, de corpo inteiro.
Importância do clitóris para o orgasmo 2g681e
É importante reconhecer a importância do clitóris na sexualidade feminina, quebrar tabus e desmistificar crenças que possam limitar o entendimento e o prazer sexual de mulheres.
O que acontece é que o clitóris é uma parte importante do prazer sexual feminino, e muito mais do que aquele “pontinho” evidente na vulva. Ele é altamente sensível devido à grande quantidade de terminações nervosas presentes na sua estrutura. Se bem estimulado, pode favorecer o orgasmo feminino, já que é o único órgão do corpo humano cuja função é apenas oferecer prazer.
Assim, a estimulação do clitóris é uma das principais formas de as mulheres atingirem o orgasmo. Cada mulher tem preferências de intensidades e níveis de sensibilidade diferentes. Por isso, o autoconhecimento é fundamental. A valorização da diversidade de formas de ser e sentir prazer e o respeito pelas preferências individuais são fundamentais para uma vida sexual saudável e plena.
Permita-se sair do controle, se entregar para o momento sexual, sinta as sensações do seu corpo. A sexualidade prazerosa é especial na experiência humana. Lembre-se de respeitar os seus limites e desejos e de primar por relações sexuais saudáveis e consensuais. E se você tem dificuldades com isso, procure ajuda especializada. Não há manual nem regras a serem seguidas.