Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de St. George, em Londres, revelou que a morte súbita durante o sexo não é um problema apenas de pessoas da terceira idade.
Publicado no JAMA Cardiology, a pesquisa analisou casos ocorridos entre 1994 e 2020 em um hospital do Reino Unido.
Morte súbita durante o sexo também pode afetar os mais jovens – Foto: Freepik/Divulgação/ND
Os pesquisadores descobriram que indivíduos com menos de 50 anos também correm risco de morte súbita, com 35% dos casos ocorrendo em mulheres.
Ao analisar 6.847 casos de morte cardíaca súbita encaminhados ao centro de patologia cardíaca da Universidade de St. George, o estudo revelou que 0,2% dessas mortes estavam ligadas à atividade sexual.
Apesar de ser mais comum associar esse tipo de fatalidade a pessoas mais velhas, a análise apontou que fatores como malformações cardíacas e o uso de drogas podem desencadear eventos trágicos mesmo em jovens saudáveis.
Mais da metade dos casos estudados foram atribuídos à Síndrome de Morte Arrítmica Súbita (SADS), uma parada cardíaca súbita sem causa aparente, muitas vezes relacionada a alterações cardíacas de origem genética.
Como prevenir a morte súbita durante o sexo? 3vj6z
Parar de fumar também é essencial para evitar morte súbita durante o sexo – Foto: Unsplash/Divulgação/ND
Segundo a UNITPAC (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos), para prevenir arritmias cardíacas e outras doenças cardiovasculares, é fundamental adotar hábitos de vida saudáveis e consultar periodicamente um cardiologista para monitorar a saúde do coração.
A prática regular de exercícios ajuda na prevenção de morte súbita durante o sexo – Foto: freepik/ND
Isso inclui manter uma alimentação balanceada, rica em verduras, legumes, frutas e cereais, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos industrializados.
Parar de fumar também é essencial, assim como cuidar da saúde emocional e praticar atividades físicas regularmente.