Um estudo conduzido por pesquisadores na China e publicado na revista JAMA Network, descobriu que o Tai Chi, uma antiga arte marcial chinesa, pode ser mais eficaz do que os exercícios aeróbicos tradicionais para reduzir a pressão arterial em adultos com pré-hipertensão.

Exercício promete reduzir a pressão arterial 6d3y51
Os pesquisadores estudaram 349 voluntários, divididos em dois grupos, durante um ano, comparando os efeitos do Tai Chi com os exercícios aeróbicos.
Os participantes realizaram sessões semanais de Tai Chi ou atividades aeróbicas. As medições da pressão arterial foram realizadas no início do estudo, aos seis meses e ao final do ano.

Os resultados encontrados revelaram que o grupo que praticou Tai Chi apresentou uma redução média de 7,01 mmHg na pressão arterial sistólica, em comparação com 4,61 mmHg no grupo de exercícios aeróbicos.
O Tai Chi é também conhecido por promover relaxamento mental, reduzindo os níveis de estresse, fatores ligados à hipertensão.

Por seu um exercício de baixo impacto, o Tai Chi pode ser praticado por pessoas de todas as idades e condições físicas, mas sempre acompanhados de profissionais.