Cidadania italiana: o que muda com aprovação de lei que restringe naturalização de estrangeiro 3j1a3v

Câmara da Itália tornou definitiva a lei que restringe naturalização de estrangeiros por descendência; veja o que muda com as novas regras 404557

Câmara da Itália aprova mudança na lei da cidadania italiana Câmara da Itália aprova lei que faz mudanças na cidadania italiana – Foto: Reprodução/ND

As restrições para o reconhecimento da cidadania italiana foram aprovadas na Câmara dos Deputados da Itália nesta terça-feira (20), sem modificações ao texto que ou no Senado na semana ada.

A lei ainda precisa ser promulgada pela Presidência da República, o que deve acontecer nos próximos dias, já que o prazo limite de expiração do decreto acaba na próxima terça-feira (27).

As modificações no processo da cidadania italiana são fruto de um decreto-lei do ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, que foi publicado em 28 de março e entrou em vigor imediatamente, mas tem um prazo de 90 dias para ser aprovado pelo parlamento e promulgado – caso contrário, perde a validade.

Agora, ao ser promulgada, a lei italiana permitirá que a cidadania seja reconhecida apenas para duas gerações de descendentes (filhos e netos) de italianos, diferente de como era antes, que qualquer geração podia solicitar o reconhecimento.

Câmara dos Deputados da Itália aprovou novas regrasAlterações são frutos da autoria do ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani – Foto: Divulgação/Comunità Italiana/ND

A restrição valerá apenas para aqueles que apresentaram o pedido de reconhecimento da cidadania após 28 de março. Quem deu entrada antes desta data seguem com as regras anteriores vigentes.

O objetivo do governo italiano é frear fraudes e reduzir a grande quantidade de processos nos órgãos istrativos italianos decorrentes dos pedidos de reconhecimento de cidadania italiana.

Entenda o que muda na cidadania italiana 64603n

Para solicitar a cidadania italiana, não bastará ter um dos pais ou avós italiano. Será preciso também que o descendente não tenha outra nacionalidade, o que exclui os ítalo-brasileiros, que não poderão mais ar sua cidadania.

Uma alternativa para quem tem dupla nacionalidade ar a cidadania aos filhos (válida apenas para os genitores, não para os avós), segundo o texto, é morar legalmente por pelo menos dois anos contínuos na Itália após adquirir a cidadania e antes do nascimento do filho. Essa alternativa, porém, é inviabilizada para aqueles que não moraram na Itália antes de ter seus filhos.

Cidadania agora possui novas regrasCidadania italiana fica mais difícil para brasileiros – Foto: Reprodução/ND

Para menores de idade, o processo de reconhecimento da cidadania é mais simples. Caso os pais sejam italianos nascidos fora da Itália, devem declarar a vontade de adquirir a cidadania do filho dentro de um ano de seu nascimento ou adoção. Se isso não for feito, o menor que morar por dois anos contínuos no país europeu também pode solicitar a cidadania.

Uma regra de transição foi estabelecida para os filhos de italianos menores de idade na data em que o decreto for convertido em lei: a declaração da vontade de aquisição da cidadania poderá ser feita até 31 de maio de 2026 para os descendentes com até 18 anos de idade, desde que um dos pais já seja italiano ou tenha dado entrada no pedido até 27 de março de 2025.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Cidadania 6zt5t

Cidadania

Brasil recebe mais de 100 deportados dos EUA: maioria tem menos de 30 anos 304za

Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante recebeu um grupo de 103 deportados dos Estados ...

Cidadania

Lei que restringe o à cidadania italiana é aprovada; saiba quem será afetado 2z5s5b

Bisnetos e trinetos de imigrantes italianos perdem reconhecimento da cidadania pelo "direito de sang ...

Cidadania

Família que perdeu casa em incêndio em Blumenau faz vaquinha para reconstruí-la l3l1u

Incêndio destruiu completamente a casa e causou queimaduras de 2° grau em uma moradora

Diogo de Souza

Fechado há mais de 90 dias, Restaurante Popular de Florianópolis segue sem prazo para reabrir 4gb8

Restaurante Popular de Florianópolis foi fechado há mais de 90 dias, mas deverá ser reaberto como Re ...

Cidadania

Procon de Santa Catarina libera agendamentos para atendimentos online; veja o a o v2we

Além do agendamento online, consumidor pode ir diretamente à sede do Procon SC e ser atendido por or ...