Como funcionará a internação involuntária em Balneário Camboriú? Entenda o acordo judicial 2v3r3w

Protocolo de internação involuntária para dependentes químicos será aplicado dentro de 120 dias 4j2x2z

Foto mostra agente da abordagem social de costas, ilustrando matéria sobre internação involuntária em Balneário CamboriúMunicípio deve dar início às novas ações dentro de 120 dias. – Foto: Divulgação Prefeitura de Balneário Camboriú/ND

Nesta terça-feira (20), a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD) informou que o município ará a fazer internação involuntária de dependentes químicos em situação de rua. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Balneário Camboriú.

Um acordo judicial firmado entre a prefeitura e o Ministério Público de Santa Catarina encerrou uma ação civil pública de 2023, que envolvia a condução de pessoas em situação de rua e a adequação e estruturação dos serviços de abordagem social.

A decisão pelo fim do processo, que foi impetrado pelo MP em maio de 2023, foi selada nesta segunda-feira (19) em uma audiência extrajudicial.

“O fim dessa ação pública representa um grande avanço referente a este trabalho. Certamente não iremos medir esforços para cumprir todas as cláusulas do acordo”, ressaltou a prefeita Juliana Pavan.

O município comprometeu-se, por meio do acordo, a adotar uma série de medidas para garantir atendimento digno e adequado, como a capacitação constantemente das equipes multidisciplinares que atendem as pessoas em situação de rua.

Como funcionará a internação involuntária em Balneário Camboriú? 36542d

Segundo informações da Prefeitura de Balneário Camboriú, a internação involuntária está autorizada, mas deverá ocorrer apenas após esgotada a possibilidade de tratamento ambulatorial e nos casos estritamente previstos na legislação vigente.

Entre as ações previstas no acordo judicial está a implementação do PAI (Plano de Ação Individual) para cada um dos abordados, fomentando, dessa forma, a reinserção familiar com os vínculos rompidos e a reinserção no mercado de trabalho e sociedade.

O acordo prevê ainda a aquisição e manutenção de, ao menos, 20 vagas em hospitais conveniados para internação involuntária, e também promover a capacitação das comunidades terapêuticas que possuem vínculo com o município para garantir tratamento adequado às pessoas em situação de risco.

As ações serão implementadas pelo município em um prazo de 120 dias. O acordo garante ainda a ampliação de vagas na Casa de agem, a ser entregue em, no máximo, 24 meses.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Cidadania 6zt5t

Mais de quatro toneladas de alimentos são entregues a 25 entidades em Florianópolis 3m592u

Ação coordenada pela Prefeitura e Caisan fortalece combate à insegurança alimentar e valoriza a agri ...

Cidadania

100 nomes de bebês masculinos mais populares em 2025 2c1l5m

À espera do seu bebê? Confira a lista com os 100 nomes masculinos mais populares de 2025 e inspire-s ...

Cidadania

Como saber se meu título de eleitor está regular e como emitir o novo caso tenha sido cancelado 3h2i4l

Prazo para quem não votou nas três últimas eleições de regularizar o título eleitoral vai até 19 de ...

Ney Lopes

Servidores municipais celebram lua de mel com prefeito e vice de Criciúma 2l4u36

Lei aprovada nesta segunda-feira (19) reestrutura carreiras, garante revisão geral anual e amplia di ...