O cenário na Vila Germânica, em Blumenau, muda aos poucos. Quem a em frente ao cartão postal do município do Vale do Itajaí, já percebeu que o Natal começou a ganhar forma no parque, que se prepara para a abertura das celebrações no dia 29 de novembro, às 19h30.

Em 2023, em virtude da prorrogação da Oktoberfest Blumenau, o Natal no município foi adiado para o dia 29 de novembro, mantendo o evento até o dia 7 de janeiro de 2024. A programação também teve alteração devido à alteração das datas.
Nesta edição, o evento irá celebrar a herança ferroviária pela jornada natalina, com uma homenagem à importância histórica dos trens em Blumenau e Santa Catarina. Turistas e moradores serão levados para uma verdadeira viagem pelas estações temáticas, com memórias presentes da era ferroviária da região.
“A ampliação em uma semana da Oktoberfest provocou essa mudança, pois não teríamos tempo hábil para desmontagem da festa e a montagem do Natal. Para entregar o evento em sua totalidade decidimos pelo adiamento da abertura”, contou o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.
No dia 29 de novembro, data de abertura do evento, um cerimonial e show de acendimento das luzes na área externa, a partir das 19h, faz parte da programação. Na sequência, às 20h, acontecerá a apresentação da Orquestra de Câmara de Blumenau com Renato Borghetti, no Setor 1 do Parque Vila Germânica.
Mudanças na programação natalina 165l2d
O show “O Diário do Papai Noel”, que estava previsto foi substituído pelo cinema 4D, com o filme “As Aventuras de Noel em 4D”. As sessões têm duração média de 20 minutos e ocorrem de quinta a domingo, além de exibição extra na segunda-feira (25), no Natal.
A projeção mapeada na torre da Catedral São Paulo Apóstolo que estava na programação foi cancelada devido à alteração nas datas do Natal em Blumenau.
A Cantata de Natal, apresentação nas janelas da prefeitura com o coral do Colégio Adventista, terá uma única data, no dia 7 de dezembro, às 20h.
A Casa do Papai Noel estará aberta para visitação em horários especiais, na abertura funcionará das 20h às 23h. De 30 de novembro a 23 de dezembro, de segunda a sexta das 16h às 23h e sábados e domingos das 10h às 23h.
Na véspera de Natal (24), o atendimento na casa do Papai Noel será das 10h às 17h. De 25 de dezembro até 7 de janeiro, de segunda a sexta das 17h às 22h e sábado e domingo das 10h às 22h, a casa estará aberta para visitação, porém sem o Papai Noel no local.
Horário do Natal em Blumenau 1j5e38
Após o primeiro dia até 23 de dezembro, o Natal em Blumenau estará aberto ao público de segunda a sexta das 16h às 23h. Sábados e domingos o horário será das 10h às 23h.
Nos dias 24 e 31 de dezembro, a programação será das 10h às 17h. No dia de Natal, o atendimento ocorrerá das 10h às 23h. De 26 de dezembro a 7 de janeiro, o evento terá horário de atendimento diferenciado, que será informado posteriormente.
Desfiles temáticos 22513k
Os tradicionais desfiles temáticos na Rua Alberto Stein estão programados para os dias: 29 de novembro, 2, 9, 16 e 23 de dezembro, sempre às 20h.
A rua Curt Hering também receberá a atração, mas em formato diferenciado, nos dias 6 e 13 de dezembro, às 20h. A temática “A Viagem Mágica de Boris e Rufus” vai contar a história dos personagens em uma aventura para descobrir onde o Noel vive, os hobbies e os segredos da entrega e produção dos presentes de Natal.
Magia natalina por toda a cidade 5w1o3d
As ruas de Blumenau também estarão no clima de Natal com decoração e luzes no prédio da Prefeitura de Blumenau. A magia natalina também estará presente nas ruas das Palmeiras, XV de Novembro, Curt Hering e Avenida Beira-Rio.
A Ponte Adolfo Konder e a Ponte Ruy Eduardo Willecke, localizada no Centro Histórico da cidade, e o prédio que abriga a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais também estarão enfeitadas para o Natal.
“O Natal em Blumenau está consolidado como um grande evento no país e temos a certeza que quem vier para Blumenau vai apreciar a programação especial que preparamos”, convida o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.