A nobreza da Espanha tem raízes profundas que se estendem até a época medieval.
Ao longo dos séculos, as famílias aristocráticas da realeza espanhola transmitiram não apenas títulos e propriedades, mas também seus sobrenomes, que hoje em dia fazem parte do tecido social do país.
Embora os privilégios associados à nobreza tenham sido eliminados há décadas, o legado de muitas casas nobres permanece vivo através de sobrenome que pode ser descendente da realeza espanhola.

De acordo com dados do Conselho Geral da Grandeza, na Espanha existem atualmente 2.243 pessoas com títulos nobiliárquicos. Algumas das dinastias emblemáticas são as do Ducado de Alba, o de Osuna, o de Medina Sidonia, o de Medinaceli e o do Infantado.
Os sobrenomes para ser descendente da realeza espanhola 3q1z4m
Um dos sobrenomes mais representativos da nobreza é “Borbón”, que não está ligado à aristocracia, mas é sinônimo da realeza. Mas esse não é o único sobrenome com uma linhagem distinta na realeza espanhola.
Existem muitos outros que, embora sejam comuns na Espanha, têm origens vinculadas a títulos nobiliárquicos e casas históricas.
O sobrenome “Aguilar-Priego”, por exemplo, provém do Senhorio de Aguilar, fundado nos tempos do rei Fernando III dentro da Coroa de Castela da realeza espanhola.
Por outro lado, “Alcalá” e “Alcalá de la Alameda” estão relacionados com o Ducado de Alcalá de los Gazules, cujo título de Marquês de Tarifa foi transmitido ao longo de gerações.
Um outro caso significativo é o de “Contreras”, um sobrenome que tem origem em um povoado de Burgos e que e que, durante séculos, representou uma das famílias mais influentes em Segóvia.
Linhagens que deixaram sua marca 4d3m5x
A Casa do Reino de Leão deu origem ao sobrenome “Benavides”, que as origens remontam o reinado de Afonso VII. Seu filho, Pedro Fernández, foi o primeiro que adotou esse nome, que seus descendentes conservaram até hoje.
A linhagem do sobrenome “Moya” também se encontra entre as mais importantes, vinculada à Casa Moya e com raízes na conquista da vila de Moya, em Cuenca, por volta do ano 830.
Um outro sobrenome de peso histórico é “Carpio”, que provém da Casa de Sotomayor e está vinculado ao marquesado do mesmo nome, com territórios que em seu momento abrangeram regiões de Córdoba e Granada.
Sobrenomes que ainda ressoam na atualidade 3j6g6q
Embora a nobreza já não goze dos privilégios de outros tempos, o legado continua presente nos sobrenomes de muitas famílias espanholas. Alguns dos mais representativos são:
- Borbón
- Castro
- Falcó
- Haro
- Lara
- Aguilar-Priego
- Alcalá
- Álvarez de Toledo
- Arteaga
- Benavides
- Carpio
- Contreras
- Fernández de Córdoba
- Medina
- Osorio
- Valenzuela
Estes sobrenomes, com raízes aristocráticas, transcenderam a agem do tempo e fazem parte da identidade de milhares de pessoas na Espanha.