Com tecnologia de Florianópolis, o satélite VCUB1 foi lançado em 2023 com o intuito de coletar informações e imagens que apoiem o desenvolvimento tecnológico e urbano do país. Nesta sexta-feira (18), imagens aéreas de cinco cidades brasileiras, as primeiras capturadas pelo satélite, foram divulgadas pela Visiona Espacial, empresa responsável pelo projeto.

A tecnologia do satélite foi desenvolvida no ISI-SE (Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados), localizado no bairro de Canasvieiras, na capital catarinense. O lançamento foi feito na Califórnia (EUA) por meio do Falcon 9, veículo de lançamento da SpaceX, empresa de Elon Musk.
O primeiro ano de operação do satélite foi dedicado ao desenvolvimento e amadurecimento de sistemas. Após esse período, a calibração da sofisticada câmera, para que as primeiras imagens fossem coletadas, ou a ser prioridade.
Após um ano e meio do lançamento, as primeiras imagens capturadas pelo VCUB1 foram divulgadas. O satélite tirou fotos aéreas das cidades de São Paulo (SP), Brasília (DF), Manaus (AM), Barcarena (PA) e Mossoró (RN).
Veja as fotos capturadas pelo VCUB1: 6185v





Tecnologia de Florianópolis z1g16
Pesando 12 kg, o VCUB1 é o primeiro satélite com software embarcado totalmente desenvolvido no Brasil. Ele está equipado com uma câmera de alta resolução e com um avançado sistema de comunicações.
A empresa responsável pelo projeto é a Visiona Espacial, um empreendimento conjunto entre a Embraer e a Telebras. O desenvolvimento do satélite contou com a participação do ISI-SE.
“Os satélites desempenham papel fundamental em todo o mundo e no Brasil. O VCUB1 pode ser utilizado para questões que são centrais ao país, como a proteção ambiental, a resposta a desastres naturais, o combate às queimadas ou ainda o desenvolvimento da agricultura”, explicou João Paulo Rodrigues Campos, CEO da Visiona.
João Paulo também destacou que a participação do ISI-SE foi fundamental para o projeto. Por isso, a parceria continua. O próximo projeto da Visiona será o satélite o SatVHR, que também contará com tecnologia de Florianópolis.
Maturidade da tecnologia de Florianópolis 591g3d
O diretor regional do SENAI em Santa Catarina, Fabrizio Pereira, salientou que o sucesso do VCUB1 assegura também a maturidade do ISI-SE na área aeroespacial.
“As possibilidades de uso de um satélite são muitas – segurança, planejamento de cidades, agricultura. Todas as tecnologias embarcadas precisam estar adequadamente integradas, e este é um papel crucial do Instituto SENAI no apoio à indústria brasileira por meio do desenvolvimento e aprimoramento de inovação e tecnologia”, reforçou Fabrizio.