Só quem já se “atolou” no rock e na lama do Tschumistock sabe o que é ser feliz. E por pelo menos umas duas décadas, o festival independente realizado em Rio do Sul foi um dos mais vibrantes epicentros do rock catarinense. E quem não conheceu, terá a oportunidade de entender o que foi esse importante capítulo na história da música autoral do Estado assistindo ao documentário “Só no Tschumistock”.
A estreia será quinta-feira (12), com exibição gratuita às 20h no Teatro Domingos Venturini, na Fundação Cultural de Rio do Sul. Na sexta, haverá outra sessão, às 22h, no Tortuga Underground. E acompanhe tudo pelo canal do “Tschumi” no Instagram.

Tive a oportunidade de cobrir o Tschmistock ainda em 2008. Nessa época, o festival já tinha uma grande moral entre as bandas catarinenses e da região Sul. Muitas bandas ambicionavam em tocar lá e sempre havia aquela grande expectativa quando surgia cada edição, que levava milhares de jovens e músicos para o sítio da Tshcumi. E aí está o grande barato dessa história: a família que, além do sítio, também emprestou o nome para o festival.
Os irmãos Rafael e Daniel Tschumi, apoiados pelo pai Emílio (memorável empresário que partiu nesse ano), começaram a usar o lugar para ensaiar com amigos e bandas até que se aventuraram em fazer um festival – que atravessou as décadas de 1900 e 2000. O documentário reúne muitas histórias contatas por quem organizou, viveu, curtiu e tocou no Tschumistock e muitos registros de shows.


Leia a sinopse:
“‘Só no Tschumistock’, o documentário oficial, retrata a trajetória de um dos eventos musicais mais emblemáticos do Alto Vale do Itajaí.
Desde os anos 1990, o Tschumistock reuniu artistas, bandas e um público apaixonado, tornando-se um marco cultural na região. Por meio de depoimentos emocionantes de organizadores, músicos e participantes, o documentário apresenta histórias inéditas, momentos memoráveis e a rica herança deixada por este festival icônico realizado no sítio do Tschumi.
Mais do que um registro audiovisual, Só no Tschumistock é uma celebração da música, da amizade e da cultura catarinense, convidando o público a reviver memórias afetivas e descobrir novos olhares sobre este evento que marcou gerações.”
Assista ao trailer de “Só no Tschumistock” 4j5l4k
Trailer do documentário “Só no Tschumistock” – Vídeo: Só no Tschumistock trailer