Morador teme que rio avance para dentro de casa e cobra socorro da prefeitura em cidade de SC 6p62q

Com receio de inundação, morador de Criciúma cobra ação do poder público para conter avanço do rio 384p5q

Avanço de rio gera medo em morador do bairro Vila Rica, em Criciúma – Foto: Divulgação/NDAvanço de rio gera medo em morador do bairro Vila Rica, em Criciúma – Foto: Divulgação/ND

Nos fundos do imóvel onde vive Alamir Lino, em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, a o rio Linha Anta. Além do mau cheiro causado pela poluição, o morador agora teme que o rio avance para dentro da casa em períodos de enxurrada, devido à erosão do terreno.

Preocupado com a situação, Lino cobra da Prefeitura de Criciúma a construção de um muro de contenção que lhe ofereça maior proteção nos períodos de chuva. Ele mora há 22 anos no imóvel e relata que há bastante tempo não é realizada a limpeza do rio. E que o muro existente é baixo, sendo facilmente encoberto em épocas de enchentes.

“Nunca mais vieram aqui e nunca mais limparam a beirada do rio. Na metade do ano ado eles estavam limpando, depois pararam. Agora está acontecendo esse problema. Teria que fazer um muro de contenção. Daqui a pouco a água vai levar minha área de serviço, pois o muro já foi levado uma vez. Esse é o meu medo”, relatou em entrevista ao ND Mais.

O morador explica que os vizinhos se anteciparam e construíram muros com pedras de alicerce. No caso dele, uma árvore caiu sobre o muro atual e outra ameaça desabar sobre a casa. “Estive no setor de Meio Ambiente, preenchi uma papelada, mas a árvore caiu e secou. E nunca mais limparam a beirada do rio”, reclama.

Vereador cobra intervenção para prevenir que rio avance sobre casa 6c1539

A preocupação de Lino virou tema de requerimento na Câmara de Vereadores, proposto por Obadias Benones (PL). O documento, aprovado por unanimidade e endereçado ao Paço Municipal, cobra um plano de desassoreamento do rio Linha Anta, nos trechos próximos às ruas Simoni Brígido e Ariovaldo Machado, no bairro Vila Rica.

Vereador solicita o desassoreamento para evitar que rio avance- Vídeo: Divulgação/ND

Ao ND Mais, o parlamentar relatou que é prerrogativa da prefeitura atuar na contenção do rio, já que os moradores não têm autorização para realizar intervenções na área de preservação.

“O rio é algo público, está livre. E o que a gente tem de informação é que foi dada a permissão para se construir casas ao seu redor e muitas vezes o rio acaba mudando um pouco do seu curso. Então, teoricamente, a prefeitura é responsável”, alegou.

Benones argumenta que a casa está regularizada, mas, mesmo que não estivesse, o risco à segurança exige ação imediata do município. “É responsabilidade da prefeitura ver se o local está oferecendo risco. Neste caso, ou interditar a casa ou ofertar medidas que possam dar segurança para a família que ali está”, argumenta.

Morador está preocupado que rio avance em períodos chuvososMorador está preocupado com inundação em períodos chuvosos – Foto: Divulgação/ND

Prazo de resposta é de 30 dias, mas urgência é maior 3b5b1z

O requerimento foi aprovado em sessão, na última segunda-feira (19), mas a prefeitura possui prazo de 30 dias para responder aos questionamentos do vereador, que está em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana e acionará a Defesa Civil.

“Estamos construindo essa conversa com as secretarias, pois não dá para esperar 30 dias. Esperamos que, pelo menos, solucionem o problema desse morador”, explica o vereador.

O requerimento solicita um estudo do curso do rio para que se avalie se mais imóveis estão na mesma condição da propriedade de Lino. À reportagem, o diretor da Defesa Civil, Fred Gomes, disse que o órgão não foi notificado e que não há ocorrência registrada.

O ND Mais não conseguiu retorno do secretário de Infraestrutura de Criciúma. O espaço segue aberto para manifestação.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Criciúma e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Infraestrutura 2z6z3p

Infraestrutura

Ilha submersa do tamanho da Islândia pode expandir território do Brasil 3f5g30

Formação geológica de ilha submersa no Atlântico pode expandir o território brasileiro e liberar ace ...

Infraestrutura

Maior bairro de Chapecó terá mais de 40 ruas asfaltadas; saiba quais 45382e

Com 20 km de pavimentação, pacote contempla ruas asfaltadas em loteamentos como Alice, Ipê, Mirante ...

Infraestrutura

Não é o Egito! Veja qual é o país com mais pirâmides no mundo inteiro e2z29

Apesar de ser o mais famoso, o Egito não lidera o ranking. O país com mais pirâmides fica localizado ...

Infraestrutura

Por que bairro mais caro de Itajaí ficará sem iluminação na praia? 2c842

Prefeitura de Itajaí anunciou que bairro mais caro da cidade ficará 2 meses com os refletores da pra ...