O que você precisa saber sobre a 2ª edição da Feira Literária de Florianópolis 6rz24

Segunda edição da Feira Literária de Florianópolis ocorre neste fim de semana, na cabeceira insular da ponte e tem na programação lançamentos de obras de autores da Ilha e apresentações culturais e2v4l

Feira Literária de Florianópolis acontece neste fim de semana na Ponte Hercílio LuzMaria da Graça Fornari, Milka Plaza e José Reginaldo Galão são três dos autores que vão lançar obras na Feira Literária de Florianópolis, neste fim de semana – Foto: Diórgenes Pandini/Especial para o ND

Entre o vai e vem de moradores e turistas, escritores locais vão ocupar a cabeceira insular da ponte Hercílio Luz com poesia, música, dança e conversas literárias.

Neste sábado (17) e domingo (18), ocorre a segunda edição da Flif (Feira Literária de Florianópolis), das 10h às 18h. O evento é promovido pela Academia de Letras de Florianópolis, e conta com apoio da Fundação Cultural Franklin Cascaes, da Prefeitura de Florianópolis.

A feira literária vai reunir autores independentes da cidade, com sessões de autógrafos, lançamentos de livros, saraus e atrações culturais, com a proposta de estreitar os laços entre escritores e leitores.

A escolha da data marca também a comemoração do aniversário de 99 anos da Ponte Hercílio Luz, celebrada na última terça-feira (13).

“A primeira feira ocorreu em março de 2024, no Largo da Alfândega, no aniversário da cidade. Foi um sucesso. Agora voltamos com a segunda edição para celebrar a ponte e também os autores da nossa terra”, destaca a presidente da Academia de Letras de Florianópolis, Milka Plaza.

A programação começa no sábado, às 10h30, com a cerimônia de abertura oficial, seguida por apresentações culturais e lançamentos. No domingo, a agenda inicia às 10h e segue com novas sessões de autógrafos, sarau literário, dança e música ao vivo.

“A Flif surgiu para mostrar quem são os escritores da nossa cidade e para encurtar a distância entre autor e leitor”, afirmou Milka.

Programação da Feira Literária de Florianópolis começas às 10h neste sábado – Foto: Divulgação/PMF/NDProgramação da Feira Literária de Florianópolis começas às 10h neste sábado – Foto: Divulgação/PMF/ND

Variedade na Feira Literária de Florianópolis 5t2n5l

A diretora de eventos da Academia, Maria da Graça Fornari, explica que a curadoria da programação da Feira Literária de Florianópolis foi pensada para alcançar um público diverso.

“Buscamos unir nosso trabalho ao aniversário da ponte, mas também à vivência cotidiana das pessoas que eiam pela região. Tem livros para todos os gostos: romances, infantis, poesia, crônicas. E a feira ainda oferece dança, música, contação de histórias”, diz.

Fundada em 2022, a Academia de Letras de Florianópolis surgiu com a proposta de divulgar os trabalhos de escritores do município e criar espaços de encontro com o público leitor.

“Temos parcerias e também sempre estamos trabalhando em conjunto com outras agremiações e academias de letras que são parceiras conosco na divulgação dos trabalhos”, conta Milka. Atualmente, a academia conta com 13 membros, de um total de 30 vagas previstas.

Escrever é para todos 40e3m

O vice-presidente da Academia, José Reginaldo Galão, lembra que, antes de entrar no grupo, jamais havia pensado em escrever. Hoje, é autor de cinco livros.

“Conheci a Milka há 10 anos e entrei em uma oficina literária que ela mantém há mais de 15 anos. Lá ela ensina gratuitamente as pessoas a escreverem e evoluírem. É importante que todos saibam que qualquer um pode ser escritor”, afirma.

Grupo A Ilha comemora 45 anos durante evento 2n5c48

O Grupo Literário A Ilha vai reunir seus escritores durante a Flif. O evento faz parte da comemoração dos 45 anos de existência e resistência do grupo e da sua revista Suplemento Literário A Ilha, cuja edição de junho é especial de aniversário.

O livro “Diário da Pandemia – O Ano Sem Abraços, Sem Sorrisos, Sem Encontros”, de Luiz Carlos Amorim, presidente e fundador do grupo literário, será lançado na ocasião.

Assim como títulos de autores como Karine Alves Ribeiro, Sônia Pilon, Marli Lucia Lisboa (Bulucha), Maria Luíza Schwarz, Célia Biscaia Veiga, Eliane Debus, Eloah Westphalen Naschenweng. Também serão relançadas as antologias “Escritores do Brasil” e “Poetas da Ilha”.

 Flif (Feira Literária de Florianópolis) 4o2t5a

  • Onde: cabeceira Insular da ponte Hercílio Luz
  • Quando: neste sábado (17) e domingo (18)
  • Horário: das 10h às 18h
Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Cultura 3y681o

Cultura

15 fotos icônicas que marcaram a carreira de Sebastião Salgado 2d323g

Em mais de 50 anos de trajetória, as fotos de Sebastião Salgado revolucionaram o fotojornalismo e se ...

Cultura

FOTOS: Por que Sebastião Salgado só fotografava em preto e branco? Entenda a escolha 6g623a

Aclamado mundialmente, Sebastião Salgado usava o preto e branco para intensificar emoções, evitar di ...

Cultura

Saiba como Sebastião Salgado se tornou ativista contra mudanças climáticas 2f591c

Fotógrafo realizou exposições focadas em temas como aquecimento global, preservação da Amazônia e de ...

Cultura

Ícone da fotografia, Sebastião Salgado morre aos 81 anos on4i

Fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado ficou conhecido mundialmente pelo seu trabalho, que aborda os ...