União da Ilha da Magia é a grande campeã do Carnaval de Florianópolis de 2024. A escola foi a campeã em 2023, com enredo celebrando a banda Dazaranha e neste ano homenageou o catarinense Pedro Barros, skatista e medalhista olímpico brasileiro.

Disputa acirrada entre as últimas campeãs 5id5i
A apuração refletiu o embate acirrado entre as duas últimas Campeãs do Carnaval de Florianópolis, Coloninha (2020) e União da Ilha da Magia (2023).
Quando a comissão encerrou o sexto dos nove quesitos, a tabela indicava vitória com folga escola União da Ilha da Magia, com cinco décimos acima da Consulado, seguida por Protegidos da Princesa. A Gigante do Continente estava em quarto lugar, empatando com a escola Protegidos da Princesa.

A Coloninha começou a subir na tabela, especialmente na apuração do quesito harmonia, quando ocupou o segundo lugar e ficou dois décimos abaixo da escola da Lagoa da Conceição.
No quesito Fantasia, o último, a agremiação da Lagoa da Conceição garantiu seu segundo título consecutivo. A Consulado, com sua homenagem a Aiuri-Caua também ascendeu, empatando com a escola do Continente. Dessa forma, o critério de desempate, justamente o quesito de fantasia, favoreceu a agremiação do Saco dos Limões.
Sob céu limpo e uma sensação térmica de 42⁰C, a apuração teve início por volta das 15h. As torcidas acompanharam o andamento da apuração nas arquibancadas.

Duas agremiações foram penalizadas por entrarem na arela com uma quantidade de componentes menor do que o mínimo previsto. As escolas de Palhoça e São José, Nação Guarani e Jardim das Palmeiras, perderam 3,5 pontos.
Veja a nota das escolas t4e36
- União da Ilha da Magia – 269 pontos
- Consulado – 268,9 pontos
- Unidos da Coloninha – 268,9 pontos
- Embaixada Copa Lord – 268,6 pontos
- Os Protegidos da Princesa – 268,6
- Dascuia – 268,2 pontos
- Império Vermelho e Branco – 267,7 pontos
- Acadêmicos do Sul da Ilha – 267,4 pontos
- Jardim das Palmeiras – 264,8 pontos
- Nação Guarani – 258,1 pontos
Vencedora do carnaval 2024 levou esporte para a avenida 2m3p6f
Através do carnaval, a escola homenageou figuras emblemáticas e momentos históricos dos Jogos Olímpicos, destacando a contribuição do esporte para a sociedade e o desenvolvimento pessoal.
A agremiação da Lagoa da Conceição teve 1.351 componentes, distribuídos em 17 alas, 2 carros alegóricos e 1 quadripé, com o samba enredo “Citius, Altius, Fortius! Os Deuses do Olimpo abençoando o Skate na Ilha da Magia!”.
Douglas da Costa, diretor de Carnaval da União, explica a escolha do tema. “Eu sou fisioterapeuta, eu trabalho numa clínica onde presta serviço pra seleção brasileira de skate. Então, eu conheço o Pedro há muito tempo. Em 2020, esse tema já tinha sido sugerido pela União da Liga da Magia”.

“Eu conversei com o Pedro, conversei com toda a equipe da seleção brasileira. Eles gostaram da ideia e aí surgiu essa ideia. O skate hoje está no auge, deixou de ser marginalizado para ser um esporte olímpico, mudando a vida de muita gente. Skate é família, é amor, é samba, então nada mais justo que a gente homenagear o Pedro e o skate na avenida”, finaliza Douglas.
Reconstrução do Grupo de o é meta para o próximo Carnaval 71zp
As melhorias deste ano são visíveis nos detalhes: a instalação do um cronômetro no fim da avenida e um barracão instalado para cada agremiação, novidade que agora será permanente durante todo o ano.
“Isso fez toda a diferença”, avalia o presidente da Liesf (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis), Joel Costa Júnior.
Para o próximo ano, a principal novidade é a reconstrução do Grupo de o. Inicialmente, duas agremiações serão rebaixado em 2025. O ideal é chegar no cenário de 4 agremiações no o e 6 no Grupo Especial.
“Vimos uma reviravolta. Partimos de um Carnaval desacreditado, tivemos pouquíssimo espaço e tempo para fazer a volta por cima. E chegamos com uma qualidade das escolas nesse nível! Eu fico muito feliz. Ganha o carnaval, ganha a cidade, ganha as escolas de samba e a gente está no caminho certo”, destaca o presidente da Liga.