Comércio de Santa Catarina fecha 2024 com a maior alta de vendas dos últimos quatro anos 2z3218

Dados do IBGE mostram que o estado teve o melhor resultado desde 2020; setores de artigos farmacêuticos, médicos, perfumaria e cosméticos foram destaques 6d3y49

O comércio de Santa Catarina encerrou 2024 com resultados positivos. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as vendas cresceram 4,1% no ano, marcando a maior alta desde 2020, quando o índice foi de 5,6%. O levantamento foi divulgado na quinta-feira (13).

Comércio de Santa Catarina está aquecido e Fecomércio prevê aumento e m 2025Comércio de Santa Catarina está aquecido e Fecomércio prevê aumento em 2025  – Foto: Germano Rorato/ND

O mercado de trabalho aquecido e a melhora das perspectivas das famílias impulsionaram o setor. A intenção de consumo familiar cresceu 1,2% em dezembro de 2024, enquanto a venda de bens duráveis registrou avanço de 5,9%.

Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), destacou que o aumento das contratações também impactou o comércio de Santa Catarina. Em 2024, o setor preencheu cerca de 20 mil vagas de emprego, um crescimento de 71% no ano.

Compra de bens duráveis impulsionou a intenção de consumo das famílias em Santa Catarina – Foto: MB Comunicação/NDCompra de bens duráveis impulsionou a intenção de consumo das famílias em Santa Catarina – Foto: MB Comunicação/ND

“Os dados do IBGE demonstram o que já vínhamos percebendo: 2024 foi um ano bastante positivo não apenas para o comércio, mas também para outros setores da economia, como serviços e indústria”, afirmou Dagnoni.

Novo crescimento do comércio de Santa Catarina em 2025 2d2k5a

A Fecomércio SC mantém a expectativa de crescimento nas vendas para 2025. Após aumento acumulado de 4,1% no último ano, a previsão para este ano é de crescimento de 2% do comércio catarinense.

No cenário nacional, a CNC (Confederação Nacional do Comércio) projeta um crescimento de 1,9% para 2025, abaixo dos 4,7% registrados no ano ado.

Comércio de SC cresceu 4,1% em 2024, a maior alta em quatro anos, impulsionado pelo consumo e mercado de trabalho aquecido – Foto: Divulgação/Freepik/NDComércio de SC cresceu 4,1% em 2024, a maior alta em quatro anos, impulsionado pelo consumo e mercado de trabalho aquecido – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Segundo a economista da Fecomércio SC, Edilene Cavalcanti, o desempenho de 2024 foi impulsionado, principalmente, pelos setores de artigos farmacêuticos, médicos, perfumaria e cosméticos, que cresceram 11,9%, além de móveis e eletrodomésticos, com alta de 8,8%.

“Por outro lado, dezembro apresentou queda em relação a novembro, o que pode indicar uma desaceleração. Estamos em um cenário de juros elevados e inflação, fatores que, em algum momento, devem impactar o consumo”, alertou a economista.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de economia na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Economia 3y5z5k

Economia

Fast food popular deve fechar mais de 70 lojas 1r4g5a

Rede de fast food deve perder unidades após atrito com uma das franqueadas

Economia

Dólar fecha em alta nesta quarta (28/5): aumento no IOF e mercado em alerta foram foco l6m15

Moeda norte-americana volta a subir com incertezas internas após aumento do IOF e cenário internacio ...

Economia

Mina Cruz de Malta anuncia fim das atividades no Sul de SC e região teme impactos econômicos 1i2p

Segundo a empresa responsável, decisão foi tomada após serem frustradas as tentativas de negociação ...

Economia

Chapecó tem mais de 40 lojas com descontos no Dia Livre de Impostos 5a2a5u

Nesta quinta-feira (28), a campanha nacional propõe conscientizar consumidores sobre o peso da carga ...

Ney Lopes

Fechamento de Mina de Carvão atinge em cheio município da região carbonífera 3s5s4v

Empresa Rio Deserto, anunciou o fim de suas atividades no município de Treviso, sul do estado