Reforma do setor elétrico prevê nova tarifa social e abertura do mercado de energia 4ng3f

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (21) medidas que fazem parte da reforma do setor elétrico 3n6h13

Reforma do setor elétricoPostes de transmissão de energia elétrica em Brasília – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (21) medidas que fazem parte da reforma do setor elétrico, incluindo a criação de uma nova Tarifa Social de Energia Elétrica voltada a famílias de baixa renda e a abertura gradual do mercado para consumidores de baixa tensão. A proposta foi formalizada por meio de uma medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o MME (Ministério de Minas e Energia), terão direito ao benefício famílias inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa.

Também poderão ser contempladas pessoas com deficiência e idosos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), além de famílias indígenas, quilombolas e residentes em áreas atendidas por geração offgrid. A estimativa é de que a medida beneficie 60 milhões de brasileiros.

Reforma do setor elétrico prevê abertura do mercado livre 6c1o3d

A nova reforma do setor elétrico busca ampliar a inclusão energética e reduzir desigualdades no o à eletricidade, com descontos sociais na conta de luz e a eliminação gradual de subsídios considerados ineficientes. O texto também trata da abertura do mercado livre de energia para consumidores de baixa tensão, como pequenos comércios e residências.

Reforma do setor elétricoMinistro Alexandre Silveira destaca que a opção de compra de energia no mercado livre deve acontecer em 2026 – Foto: Pedro França/Agência Senado/Reprodução/ND

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a medida prevê que, a partir de 2026, consumidores de menor porte possam optar por comprar energia no mercado livre, antecipando o cronograma inicialmente proposto para 2027 e 2028.

A proposta foi apresentada ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e deve iniciar sua tramitação no Congresso nas próximas semanas. O senador Eduardo Braga (MDB-AM), ex-ministro de Minas e Energia, é cotado para relatar a medida provisória no Legislativo.

Reforma do setor elétrico também propõe o fim gradual de subsídios no uso da rede elétrica 3g2y2v

A MP da reforma do setor elétrico também propõe o fim gradual de subsídios no uso da rede elétrica, como os descontos aplicados na Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão e na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição. A medida valerá apenas para contratos firmados após a publicação do texto, evitando efeitos retroativos.

Para evitar uma possível “corrida” de empresas em busca de contratos antes das novas regras, o governo estuda mecanismos de controle e prazos específicos para vigência. O objetivo é garantir segurança jurídica e evitar distorções no mercado de energia.

O texto da reforma, segundo o ministro Silveira, não trará inclusão de novos temas, mas poderá detalhar melhor pontos já existentes.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Participe do grupo e receba as principais notícias
de economia na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Economia 3y5z5k

Economia

Governo gastou mais que podia no 1º bimestre; Previdência puxou despesas 4f5hk

Avaliação de receitas e despesas bimestral do governo federal indicam gastos do governo acima da pre ...

Economia

O que é short stay, tendência imobiliária que tem crescido em Itajaí 3l1p5g

Modalidade short stay tem conquistado investidores de imóveis, que aproveitam preço elevado dos alug ...

Economia

MEI sem declaração anual pode ter CNPJ cancelado; saiba como regularizar a situação 6y5l50

O prazo vale para todos os CNPJs ativos em 2024, mesmo sem faturamento; atraso gera multa e bloqueia ...

Economia

Indústria: “Não tem uma bala de prata”, afirma Alckmin 2x4lw

Vice-presidente afirmou que o desenvolvimento da indústria do país depende de conjunto de medidas