Tarifaço de Trump: “Brasil não é problema para EUA”, afirma Alckmin 3n3b18

Vice-presidente recorda superávit americano e diz que há diálogo e aproximação 716q21

Alckmin e o tarifaço de TrumpMinistro Geraldo Alckmin comentou o tarifaço de Trump e di que há diálogo – Foto: Cadu Gomes/VPR/ND

O vice-presidente e ministro Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin minimizou os problemas do Brasil com o tarifaço de Trump e afirmou na tarde desta quarta-feira (22) que há diálogo com os Estados Unidos para debater o tema.

“O Brasil não é problema para os Estados Unidos, porque eles não têm déficit conosco. Tem com o mundo inteiro, com o Brasil não, [eles] tem superavit na balança de serviços e de bens”, declarou o ex-governador sobre o tarifaço de Trump durante lançamento dos cursos de Medicina e Biomedicina da Faculdade Sírio-Libanês, em São Paulo.

Geraldo Alckmin discursa em evento de abertura de curso de medicina em SP – Foto: Adriano Assis/NDGeraldo Alckmin discursa em evento de abertura de curso de medicina em SP – Foto: Adriano Assis/ND

Alckmin participou do evento com outros ministros do governo, autoridades da instituição, o secretário de Estado da Saúde de SP, Eleuses Paiva, e o presidente Lula, que saiu sem discursar. O vice-presidente também falou das medidas que estão sendo adotados para impulsionar a indústria brasileira. Uma delas, o programa Acredita Exportação.

Tarifaço de Trump 454s4t

O ministro da Indústria afirmou que o governo brasileiro defende o multilateralismo e o livre comércio, e voltou a falar que as medidas adotadas pelo governo americano, o tarifaço de Trump, não são positivas para a economia mundial.

“Comércio exterior é importante para as nações, promove desenvolvimento, gera emprego, estimula competitividade, ganha a sociedade, mas precisa ter regras”, defendeu Alckmin, que citou os princípios da Organização Mundial do Comércio (OMC) ao falar sobre o tarifaço de Trump.

Governo federal, de Lula e Alckmin, mantém conversas com gestão Trump sobre tarifas – Foto: Cadu Gomes/VPR/NDGoverno federal, de Lula e Alckmin, mantém conversas com gestão Trump sobre tarifas – Foto: Cadu Gomes/VPR/ND

Trump tarifou em 10% todas as exportações de produtos brasileiros para os Estados Unidos. O país ainda é atinge pela tarifa de 25% sobre todas as importações americanas de aço e alumínio. As empresas nacionais estão entre as principais fornecedoras do setor.

Alckmin defendeu os esforços do governo em negociar o tarifaço de Trump e se mostrou positivo em conseguir fechar acordo. “Há um diálogo, tá aberto um canal de negócio e está havendo nesse momento um diálogo, buscando aí aproximações sucessivas”, finalizou.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de economia na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Economia 3y5z5k

Economia

Restituição do Imposto de Renda: Blumenau garante R$ 55,7 milhões no maior lote da história 5x6b4o

Primeiro lote de restituição de 2025 estará disponível para consulta no site da Receita Federal a pa ...

Economia

Aplicativo promete remuneração diária de R$ 250 para 700 mil motociclistas no Brasil; entenda 39282l

Nova modalidade de delivery, a 99 Food, ará a funcionar em todo o país no segundo semestre de 20 ...

Economia

Governo gastou mais que podia no 1º bimestre; Previdência puxou despesas 4f5hk

Avaliação de receitas e despesas bimestral do governo federal indicam gastos do governo acima da pre ...

Economia

O que é short stay, tendência imobiliária que tem crescido em Itajaí 3l1p5g

Modalidade short stay tem conquistado investidores de imóveis, que aproveitam preço elevado dos alug ...

Economia

MEI sem declaração anual pode ter CNPJ cancelado; saiba como regularizar a situação 6y5l50

O prazo vale para todos os CNPJs ativos em 2024, mesmo sem faturamento; atraso gera multa e bloqueia ...