MPF aciona Justiça por falha em Enem e pede reaplicação de prova antes da próxima edição em SC 596o6s

Ministério Público Federal apontou prejuízo aos candidatos da prova e cobrou que o Inep refaça a prova antes da edição de 2025 em Mafra 6n101u

Ministério Público Federal pede na Justiça a reaplicação do Enem 2024 em Mafra Ministério Público Federal pede reaplicação do Enem 2024 em Mafra – Foto: Divulgação

A reaplicação das provas do Enem 2024 em Mafra ganhou um novo desdobramento. O MPF (Ministério Público Federal) agora ajuizou uma ação civil pública após identificar falhas na condução do exame no município do Planalto Norte catarinense.

Segundo o MPF, houve descumprimento do edital no primeiro dia de provas, o que teria prejudicado os candidatos. A medida judicial foi tomada seis meses após a aplicação do Enem.

A apuração começou após denúncia feita por um pai de candidata. Ele relatou que os participantes foram impedidos de sair com o caderno de questões, mesmo após o horário previsto em edital — procedimento considerado obrigatório para garantir o direito à conferência do gabarito.

Em resposta ao MPF, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) confirmou o erro e informou que o protocolo foi corrigido no segundo dia de provas.

Mesmo assim, a coordenadora local não conseguiu liberar os cadernos aos estudantes, após tentativa barrada pela empresa organizadora do exame.

Apesar de reconhecer a falha, o Inep negou a necessidade de reaplicação, alegando que a medida só se justifica em casos de emergência médica ou logística, o que, segundo o instituto, não ocorreu em Mafra.

Além disso, sustentou que não houve prejuízo aos candidatos e citou os custos elevados como obstáculo para uma nova aplicação.

Como o MPF justifica a ação? 5w5062

Diante da recusa e da irregularidade que afetou os candidatos, o MPF ajuizou a ação para garantir o cumprimento das normas constitucionais sobre educação.

Enem é um dos principais meios de ingresso ao ensino superior público e privado – Foto: Reprodução/NDEnem é um dos principais meios de ingresso ao ensino superior público e privado – Foto: Reprodução/ND

Para o procurador da República Carlos Augusto de Amorim Dutra, o erro comprometeu o direito dos estudantes de Mafra ao o à educação superior. Segundo ele, “qualquer erro que comprometa a igualdade do exame atinge diretamente a perspectiva de futuro acadêmico dos estudantes”.

Dutra reforça que o Enem é um dos principais meios de ingresso ao ensino superior público e privado, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies. Assim, impedir que os candidatos tenham as mesmas condições que os demais fere o princípio constitucional da igualdade.

O que pede a ação do MPF 132d12

Na ação, o MPF solicita, em caráter liminar, a reaplicação do Enem 2024 em Mafra antes da edição de 2025, além da reabertura dos prazos de inscrição nos processos seletivos do Sisu, Prouni e Fies para os candidatos prejudicados.

O MPF também pede que o Inep comunique os estudantes de forma clara e eficaz sobre a reaplicação e os novos prazos, além de comprovar que não houve prejuízo aos participantes. Caso as determinações sejam descumpridas, a ação requer a fixação de multa diária.

Procurado pela reportagem, o Inep não se manifestou até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto.

Em contato anterior com o ND Mais, o órgão afirmou que os gabaritos e os Cadernos de Questões foram divulgados no dia 14 de novembro de 2024, por meio da plataforma “Provas e Gabaritos”, permitindo o o de todos os participantes aos materiais do Enem 2024.

O Inep também destacou que os resultados do exame são apurados exclusivamente a partir do Cartão-Resposta. Segundo a Assessoria de Comunicação Social, os argumentos sobre o caso foram encaminhados ao Ministério Público Federal em 29 de abril de 2025, por meio da Procuradoria Federal junto ao instituto, e aguardava uma devolutiva.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de ville e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Educação 4rw6s

Educação

Jovem de SC cria filtro inédito contra microplásticos e ganha bolsa para estudar na China 5p4t6b

Jovem inventor foi responsável por criar sistema que é utilizado na Estação de Tratamento de Água de ...

Educação

Chapecó aprova novas regras sobre celulares nas escolas; entenda 471o14

A Câmara de Vereadores de Chapecó, durante sessão, aprovou propostas sobre educação, obras e atendim ...

Diogo de Souza

Os dados alarmantes que emergem da educação de Florianópolis 5w4s2y

Prefeitura de Florianópolis armou uma série de ações para tentar romper uma realidade na aprendizage ...

Educação

‘Maioria tem nível de 6º ano e está no 9º’, diz diretora de Educação de Florianópolis 4n5f15

Após o levantamento Avalia Floripa revelar dados alarmantes de ensino, a Secretaria Municipal de Edu ...

Educação

Oito em cada dez alunos da rede pública de Florianópolis não aprenderam o básico, diz avaliação 38t17

Levantamento, realizado pela própria secretaria municipal da Educação, aponta fragilidades no ensino ...