Você é do tipo de estudante que fica tenso na hora de apresentar um trabalho para a turma? ou a semana estudando e se preparando, mas na hora bateu um nervosismo, esqueceu as palavras e teve dificuldade na oratória? Se você se identificou com essas características, calma, porque existe solução para te ajudar na hora de se expressar.

Desenvolver sua comunicação, melhorar a postura e aperfeiçoar a oratória são os que você deve tomar se deseja potencializar suas habilidades e marcar presença em qualquer atividade que realizar.
O que é a oratória? 2c2j1n
Uma pessoa com uma boa oratória é aquela que consegue se comunicar em público de forma clara e objetiva, demonstrando confiança e transmitindo sua mensagem. Entretanto, essa habilidade não se aplica apenas a grandes plateias, mas contribui para a forma de se apresentar em qualquer situação.
Qual é a importância da oratória? 3b1w2n
Quando você pratica sua oratória, está trabalhando também no seu desenvolvimento pessoal e no seu relacionamento com as outras pessoas, aprimorando suas qualidades para se tornar o protagonista da sua vida.
Com uma boa presença, é possível observar melhorias nas apresentações de trabalho, na hora de fazer novos amigos e também para mediar conflitos.
Para a empresária, palestrante e escritora Chai Carioni, melhorar a comunicação reflete também na inteligência emocional, já que ao se desprender do perfeccionismo e do medo do julgamento, é possível enriquecer as características pessoais e fortalecer a autoconfiança. “Quando temos essa habilidade ao comunicarmos bem, conquistamos o mundo ao nosso redor”, declara a autora.
Mas e agora? Como posso melhorar? 4bm46
É verdade que todos somos diferentes, algumas pessoas já nascem com um jeito mais extrovertido e facilidade para se comunicar em grupo; outras preferem se expressar de forma mais contida.
Mas não se preocupe: tenha você esse lado sociável aguçado ou não, a oratória é algo que não necessariamente nasce com você, mas que pode, sim, ser aprendida e conquistada.
Aprenda a usar seus pontos fortes a seu favor. É treinando, experimentando, errando e aprendendo que você conseguirá desenvolver seus atributos para se tornar a sua melhor versão.
Para ajudá-lo nesse processo, confira cinco dicas para melhorar a oratória e fazer uma ótima apresentação. Vamos nessa!
1. Leia mais w3s1o
Para transmitir confiança é preciso dominar o assunto. Por isso, separe um tempo para analisar e estudar o conteúdo e, assim, estar com o tema na ponta da língua.
2. Escreva 71412t
Coloque no papel as suas ideias, escreva os pontos principais que deseja destacar e crie um roteiro com os temas que pretende abordar.
3. Treine sua postura m2j2b
É normal que o corpo faça movimentos involuntários devido ao nervosismo. Treinar a respiração e a postura pode ser uma solução para controlar o corpo e transmitir confiança! Faça alongamentos, treine no espelho, evite balançar a perna e estalar os dedos e outras ações que expressam ansiedade.
4. Use a tecnologia a seu favor 43j5
Para deixar sua apresentação mais dinâmica, aproveite as ferramentas da tecnologia e utilize aplicativos como Powerpoint e Canva para criar um apoio que ilustre a mensagem que você quer ar.
5. Aprenda com suas inspirações 4l431g
Busque na internet vídeos de palestrantes e oradores, observe a maneira de suas apresentações, seus movimentos, pausas, postura e o tom de voz para ter uma referência. Procure também construir o seu próprio perfil, utilizando suas características únicas.