
O nadador argentino Matías Bottoni, de 17 anos, ficou paraplégico após se chocar com outro atleta. O acidente aconteceu no sábado (10), durante aquecimento para a competição disputada no Parque Olímpico, em Buenos Aires, na Argentina.
Conforme informado pelo portal de notícias Rosario 3, o rapaz teria batido com a cabeça em outro nadador e foi retirado da piscina consciente, mas sem conseguir movimentar pernas e braços.
Matías Bottoni faz parte da pré-seleção juvenil, representando o Echesortu Fútbol Club, de Rosario. Ele estava na capital argentina para os Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção 2025.
Nadador argentino sofreu acidente durante aquecimento h5y4d

O treinador Gustavo D’Andrea estava junto quando o adolescente, de 17 anos, bateu a cabeça, por acidente, em outro competidor durante aquecimento. Em entrevista ao programa De 12 a 14, de Rosário, ele explicou que um nadador atravessou a raia de Matías no exato momento em que ele mergulhava na piscina. Matías bateu com a cabeça nas costas do outro atleta.
O impacto causou a fratura da sexta vértebra cervical, o que gerou a perda dos seus movimentos. O outro nadador não se machucou. “Foi um golpe tão estranho que não sei dizer se foi forte ou não. Quando o tiramos da água, ele não conseguia mexer as pernas nem os braços”.
“Em 35 anos de profissão, nuncia vi algo assim”, lamentou. Segundo D’Andrea, o mundo da natação está “consternado” com o acontecimento.
Campanha para cirurgia de alta complexidade t2261

Ainda segundo o portal, o nadador argentino ou por uma cirurgia de alta complexidade para remover a vértebra quebrada e colocar uma prótese de substituição vertebral. A cirurgia é de alta complexidade e custou cerca de R$ 300 mil. Familiares e amigos do nadador argentino, junto da comunidade esportiva em geral, realizaram uma campanha urgente para arrecadar o valor.
“Os médicos disseram que ele pode nunca mais andar, mas acredito que com uma boa operação e uma boa recuperação, podemos colocá-lo de volta na piscina”, disse esperançoso o pai. Será necessário aguardar o pós-operatório para saber a extensão dos danos.