Na estreia do Avaí e do técnico Jair Ventura no comando da equipe, o Leão ficou no empate em 1 a 1 com o Novorizontino, na noite deste domingo (6), na Ressacada, pela 1ª rodada da Série B 2025.

A expectativa pelo desempenho do Avaí veio junto com a escalação, com a volta do sistema 4-4-2 e Judson como titular. O volante atuava como um líbero, auxiliando a saída de bola e dando espaço para os laterais avançarem.
No entanto, um erro de marcação, uma falta e a desconfiança da torcida logo se tornaram em reclamações vindas da arquibancada. Na volta do intervalo Barreto entrou na vaga de Judson.
Além do esquema, o time teve uma postura de buscar dominar a posse de bola e usar triangulações curtas para buscar o ataque, com bem menos chutões do que no período de Enderson Moreira como treinador.
Adversário encardido 3f4s2m
Se o Avaí tinha a expectativa de ganhar, o Novorizontino também veio com sede em busca de contra-ataques e achou boas brechas na defesa do Leão. O time do interior paulista saiu na frente com um golaço de Jean Irmer, que viu o goleiro César adiantado e mandou um balaço na gaveta, sem chance.
A Ressacada se calou por um instante, o pessimismo tentou aparecer com mais uma chance muito boa dos visitantes minutos após o gol, mas o empate veio com uma boa jogada pelo lado esquerdo. Marquinhos Gabriel deu belo drible e bateu de direita, o rebote do goleiro fez a bola bater na cara de Hygor, literalmente, e entrar no gol. Empate e explosão na Ressacada.

No segundo tempo o time azurra tentou ensaiar uma blitz em busca do empate, mas o goleiro Airton não fez nenhuma defesa excepcional para evitar um gol. A defesa do Novorizontino praticamente conseguiu bloquear todas as tentativas de chutes do Leão em direção à meta.
As duas equipes começaram a mexer nos jogadores, a torcida comemorou as entradas de Alef Manga e exaltou Hygor quando deu espaço para Vagner Love, mas a bola que entrou não valeu. Manga estava impedido. Jair Ventura, que deu mostras de que o seu Avaí terá uma forma de jogar diferente, ainda terminou a partida com uma substituição a fazer.

Lances de Avaí 1 x 1 Novorizontino 4x6u6q
Primeiro tempo h5o69
- 10min – UUHH! Cruzamento da esquerda, a bola ou pra todo mundo e sobrou pra Waguininho, ele só triscou na bola e César fez a defesa.
- 13min – GOLAÇO do Novorizontino! Jean Irmer viu o goleiro César adiantado e mandou um balaço no ângulo, que ainda bateu no travessão antes de entrar.
- 15min – QUASE! Robson recebeu nas costas de Judson e ficou cara a cara do César, mas o goleiro conseguiu cortar a bola. No rebote, Jonathan Costa tirou a bola pra longe.
- 24min – GOL DO LEÃO! Hygor! Marquinhos Gabriel recebeu na esquerda, dentro da área, driblou o zagueiro e bateu de direita. O goleiro defendeu, mas o rebote foi no rosto de Hygor e a bola entrou.
- 33min – PERIGO! Matheus Frizzo arriscou chute forte de canhota e a bola ou ao lado do gol de César.
- 40min – DE PRIMEIRA! Zé Ricardo emendou um bonito sem pulo, mas o goleiro Airton defendeu com estilo.
Segundo tempo 352w5
- 10min – PRESSÃO! Avaí ficou na área do Novorizontino e tentou chutes com Hygor e Marquinhos Gabriel, mas ambos foram desviados pela zaga.
- 19min – TRAVESSÃO! Matheus Frizzo cobrou falta pela direita na área, o goleiro César saiu mal e o zagueiro Rafael Donato desviou de cabeça. A bola bateu no travessão e saiu.
- 43min – GOL ANULADO! Alef Manga fez a torcida explodir com um gol bem parecido com o que marcou no clássico, mas ele estava impedido no lance.
Próximo jogo 6s6z3q
Agora o Leão se reapresenta na segunda-feira, já que na quinta (10) fará a primeira partida como visitante na competição. O Avaí irá enfrentar o Cuiabá, às 21h30, na Arena Pantanal.
FICHA TÉCNICA – AVAÍ X NOVORIZONTINO – 1ª RODADA SÉRIE B 2025 2f3z2s
AVAÍ: César; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e Mário Sérgio; Judson (Barreto), Zé Ricardo, João Vitor (Gaspar) e Marquinhos Gabriel; Hygor (Vagner Love) e Cléber (Alef Manga). Técnico: Jair Ventura.
NOVORIZONTINO: Airton Michellon; Rodrigo Soares, Patrick e César Martins (Rafael Donato); Dantas (Renato Palm), Jean Irmer, Luís Oyama (Marlon) e Matheus Frizzo e Léo Tocantins; Waguininho (Pablo Dyego) e Robson (Bruno José). Técnico: Ben-Hur Moreira.
GOLS: Jean Irmer (NOV), aos 13min do 1ºT; Hygor (AVA), aos 24min do 1ºT.
CARTÕES AMARELOS: Judson, João Vitor, Gaspar, Alef Manga (AVA); César Martins, Dantas (NOV).
PÚBLICO: 6.129
RENDA: R$ 124.325,00
ARBITRAGEM: Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Fernanda Kruger e Thiago Rosa de Oliveira Espósito. VAR Daniel Victor Costa Silva.
LOCAL: Estádio da Ressacada, em Florianópolis
DATA: 06/04/2025
HORA: 20h