Puxado por Chapecoense, Brusque e Marcílio, futebol de SC retoma o protagonismo s6xi

Chapecoense, Brusque e Marcílio Dias, em comum, estão a uma vitória dos respectivos os nas séries B, C e D do Brasil; Avaí luta para engordar a lista e Figueirense ainda tenta a permanência 5l5e4n

O futebol de Santa Catarina subiu de patamar. Se trata-se de uma retomada, aí é um outro debate, mas o fato é que um ano depois de amargar três quedas e uma quase queda, (alguns) representantes do Estado vêm fazendo bonito.

Sempre quando se fala sobre a relevância catarinense no cenário nacional, o ano de 2015 é lembrado. Foi a temporada onde SC colocou, nada menos, que quatro representantes na elite do futebol: Avaí, Figueirense, Chapecoense e JEC.

Chapecoense, de grande campanha na Série B, aguarda a formalização do o à Série A em 2021 – Foto: Márcio Cunha/ACF/divulgaçãoChapecoense, de grande campanha na Série B, aguarda a formalização do o à Série A em 2021 – Foto: Márcio Cunha/ACF/divulgação

Há um ano, nesse mesmo espaço, havia um tom de lamento depois que Avaí e Chapecoense foram rebaixados da Série A e, depois de 19 anos, o Estado ficara sem representação na elite nacional.

Em 2021, apesar de ter começado sem o término dos compromissos do ano anterior, a Chapecoense será Santa Catarina na primeira divisão, mais uma vez. Se matematicamente ainda não é um fato, a formalização é questão de tempo. Ou de rodadas, no caso.

O Avaí, apesar da remota chance, ainda sonha com a possibilidade. Com 44 pontos somados,  o Leão da Ilha precisa vencer seus seis jogos e torcer por resultados paralelos.

A matemática, dessa forma, ainda faz o avaiano, mesmo que contrariado, sonhar.

Luta para permanecer 6qny

Também na Série B o Figueirense luta para seguir na Segundona nacional. Aliás essa condição de luta pela permanência, desde o mesmo 2015, vem sendo a tônica do clube.

Bruno Michel é uma das válvulas de escape do Figueirense; mais um ano lutando contra a queda  – Foto: Patrick Floriani/FFCBruno Michel é uma das válvulas de escape do Figueirense; mais um ano lutando contra a queda  – Foto: Patrick Floriani/FFC

De lá para cá lutou em 15, caiu em 16, mas repetiu a briga em 2017, 2018, 2019 e, agora, igualmente. Com 35 pontos, na 16ª posição, o Furacão ainda depende só de si para se manter entre os 20 clubes da Segundona.

A missão, como a reportagem mostrou nesta terça-feira, não será simples: três vitórias e um empate em seis jogos restantes.

Série C 4y1l1z

Se a Série B tem essa condição de incerteza, sobretudo, para os representantes da capital, a Série C tem um favorito ao o e ele é catarinense.

Brusque vem em franca ascensão nos últimos anos; está a uma vitória da Série B do campeonato brasileiro – Foto: Yan Pedro/JECBrusque vem em franca ascensão nos últimos anos; está a uma vitória da Série B do campeonato brasileiro – Foto: Yan Pedro/JEC

O Brusque, depois de assumiu a liderança do Grupo A da segunda fase da Série C está a uma vitória da Segundona de Santa Catarina.

Com seis pontos em quatro jogos, o Marreco recebe o Ituano no estádio Augusto Bauer, em Brusque, na próxima segunda-feira (11), a partir das 20h.

Se o time do Vale vencer, conquista a classificação à Segudona com uma rodada de antecedência.

O Criciúma, outro representante do Estado na terceirona, ficou pelo caminho e terá mais uma oportunidade, em 2021, para tentar a retomada.

Série D

Como se não bastasse a história escrita pelo Brusque, o Marcílio Dias também está a uma vitória de chegar à Série C.

Zé Vitor marcou os dois e garantiu a vitória no Gigantão das Avenidas – Foto: Bruno Golembiewski/CN Marcílio DiasZé Vitor marcou os dois e garantiu a vitória no Gigantão das Avenidas – Foto: Bruno Golembiewski/CN Marcílio Dias

Depois de empatar em 1 a 1 com o Altos-PI, em Itajaí, o Marinheiro vai até o Piauí, no domingo, para encarar o time da casa a partir das 15h45.

Se vencer o Marcílio carimba sua classificação.

O JEC, outro catarinense representante de SC na Série D ficou pelo caminho e, pelo terceiro ano seguido, tentará reescalar as divisões na qual despencou da elite, em 2015.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Futebol 292l70

Futebol

Vasco x Bragantino: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações 1c632v

Na tabela do Brasileirão, o Cruzmaltino é o 15° colocado na competição, enquanto o Bragantino assume ...

Futebol

Igor Bohn celebra momento no Avaí e projeta duelo diante do Coritiba: ‘jogo grande’ 1j33e

Goleiro concedeu entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira e falou sobre o momento do Avaí na ...

Futebol

Veja a 1ª foto de Lúcio no hospital após sofrer queimaduras graves em acidente ng39

Ex-zagueiro da Seleção Brasileira ou por tratamento em câmara hiperbárica para acelerar o proces ...

Futebol

Bahia x São Paulo: onde assistir ao vivo e escalações do duelo do Brasileirão d5c5k

Nos últimos 15 jogos, o tricolor paulista soma seis vitórias enquanto o time baiano soma três triunf ...

Mais que um jogo

Godoy Cruz x Atlético Grau pela Copa Sul-Americana: onde assistir, horário e escalações 171150

Argentinos já estão classificados e lideram o Grupo D, que tem o Grêmio como representante brasileir ...