5 pratos incríveis para provar na Serra Catarinense feitos com pinhão 3u3a3b
De abril a julho, a temporada de pinhão reserva muito sabor, criatividade e pratos saborosos preparados com esta semente que vão além de apenas sapecado no fogo ou cozido; veja quais são 20 abril 2022 às 20h55 3 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 222n1m
Você já experimentou paçoca (salgada) ou então canjica de pinhão? Se está acostumado a comer pinhão apenas sapecado no fogo ou cozido com sal, que também são ótimas opções, saiba que há uma infinidade de pratos que podem ser preparados com essa semente.

Santa Catarina entrou na época da colheita do pinhão. De abril até final de julho ficará fácil encontrá-lo nos supermercados, na beira das estradas, nas festas juninas e nos mais variados pratos de restaurantes, especialmente no planalto sul e na Serra Catarinense.
São essas duas regiões que concentram cidades com presença marcante da floresta de Araucária, árvore cuja semente é o pinhão. É na serra que estão os maiores produtores. Quem lidera o ranking é , a cidade que mais colhe pinhão. Entram na lista também Urupema, São Joaquim, Lages, Capão Alto, Bocaina do Sul, entre outras.
Os moradores e restaurantes da região sabem explorar bem esse alimento e a criatividade rola solta na elaboração de diferentes pratos. O pinhão faz parte da família das oleaginosas, como outras amêndoas e nozes. Com um sabor suave, bastante nutritivo e rico em carboidrato, é possível preparar várias receitas que tenham ele como ingrediente. Uma das possibilidades, por exemplo, é transformá-lo em farinha para ser usada em bolos, pudins e nhoques.
1. Bolinho de pinhão 52h1j

Que tal um petisco para começar a degustar os pratos com pinhão?
Esse bolinho tem uma base de batata e uma mistura de pinhão cozido, bacon e calabresa.
Só aí já estaria delicioso, mas ele também pode ser recheado com queijo. Em seguida é empanado no ovo e na farinha e frito.
Para provar o bolinho de pinhão, escolha um molho de acompanhamento.
2. Entrevero 3a6u36

O mais tradicional de todos os pratos é o entrevero, uma combinação do pinhão cozido com carne de porco, carne bovina, calabresa e bacon.
Alguns restaurantes também utilizam cubos de frango na mistura.
A receita leva ainda três tipos de pimentões, cebola e tomate, todos cortados de forma grosseira.
Todos os ingredientes são selados em um disco de ferro com vários temperos e finalizados com salsinha. O prato pode ser servido na companhia de um arroz ou então colocado no meio do pão.
3. Paçoca de pinhão 561s6y

A paçoca de pinhão é uma mistura de carne bovina e suína moída, bacon e pinhão cozido triturado. As carnes são refogadas com bastante tempero.
Vai cebola, alho, manjerona e o que mais o chef gostar. Em seguida, o bacon é selado e se junta aos outros ingredientes. Por fim, entra o pinhão e o sal.
Esse é um prato que pode ser servido sozinho, como também acompanhado de arroz e salada. Outra opção é usar essa mistura para rechear outros pratos. Aí fica por conta do freguês.
4. Nhoque de pinhão 5l2s6q

Se você só provou nhoque de batata, permita viver esta nova experiência feita com a semente de Araucária.
Nesta receita, o pinhão é usado como farinha na massa, na proporção meio a meio.
Metade da quantidade é de farinha de trigo e metade de pinhão.
Versátil, esse nhoque pode ser acompanhado por diferentes tipos de molho, como à bolonhesa, molho de linguiça ou quem sabe um molho branco com bacon.
5. Canjica de pinhão 6mm5q

A canjica de pinhão leva os mesmo ingredientes que a canjica de milho, como leite, leite condensado, creme de leite e canela.
O pinhão entra na receita moído grosso e misturado junto aos outros componentes. Fica uma delícia!