Neste sábado (29), começa o Campeonato Mundial de Ginástica, em Liverpool, e o Brasil chega com forte favoritismo no feminino, com Rebeca Andrade em destaque. A brasileira disputa a competição pouco mais de um ano após o ouro e a prata olímpicas em Tóquio.

No Mundial do ano ado, no Japão, ela foi campeã no salto e vice nas barras assimétricas.
Favorita a ser campeã individual geral, Rebeca chega em bom momento na temporada. Em 2022, ela fez poucas apresentações no solo, visando evitar lesões e prezando o cuidado com a parte física.
No Mundial de Liverpool, Rebeca Andrade utilizará pela última vez a coreografia “Baile de Favela”, que se tornou sucesso nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
Além do solo, Rebeca pode levar medalhas nas barras assimétricas. A equipe brasileira é favorita, ainda, a conquistar um ótimo resultado na competição por equipes. O Mundial de Ginástica começa neste sábado com as classificatórias femininas, mas o Brasil faz sua apresentação no domingo.
Masculino 222m47
O Mundial Masculino começa apenas na segunda-feira, com finais iniciadas na terça-feira. Os ginastas Caio Souza e Arthur Nory iniciam sua participação na prova por equipes a partir das 11h50 (de Brasília) da segunda-feira.
Caso a equipe brasileira se classifique, a final por equipes acontece no dia 2 de novembro, a partir das 13h25. No dia 4, será a decisão do individual geral, às 13h45.
Caio e Nory poderão disputar as finais por aparelhos, caso tenham se classificado, nos dias 5 e 6 de novembro, começando sempre às 9h15, no horário de Brasília.
Olympic champion 🇧🇷 👑 Rebeca Andrade is ready to roll in Liverpool.
The 23-year-old was in impressive form in today's official practice at the #OlympicQualifier. She'll get competition underway on Sunday (30 October). #WGC2022 @gymnastics | @timebrasil | @cbginastica pic.twitter.com/IjLYrOwf1t
— The Olympic Games (@Olympics) October 28, 2022
A expectativa dos dois ginastas é de manter a boa fase das últimas competições. Caio Souza, que recentemente terminou os Jogos Sul-Americanos realizados em Assunção com cinco medalhas, sendo quatro de ouro. Ele é, assim, o principal nome na ginástica masculina.
“Neste Mundial eu espero competir da melhor forma possível. Não consigo controlar o resultado que irei alcançar, apenas o que eu poderei fazer no aparelho. Por isso, minha expectativa é poder chegar e desempenhar o meu papel, dando o meu melhor”, afirmou Caio.
“Acho que o salto e a barra fixa são os meus aparelhos mais fortes, embora esteja treinando forte em todos os seis. No salto, argolas e paralelas também chegarei com chances de brigar pelo pódio”, completou.
1° treino de pódio no Mundial de Ginástica ✅
E só digo o seguinte: a seleção masculina vem forte em Liverpool 🇬🇧
📸 @rbufolin /CBG pic.twitter.com/7ogzzaBHxR
— Time Brasil (@timebrasil) October 28, 2022
Para Arthur Nory, o que está em jogo é poder voltar ao posto de favorito pelo título na barra fixa, prova na qual foi medalha de ouro durante o Mundial de 2019.
“Espero retornar ao cenário internacional com mais uma final na barra fixa. Além disso, busco uma final por equipes e deixar o Brasil no top 8 do mundo. Toda a minha preparação neste ano foi voltada para este Mundial e fazer uma boa competição, ao contrário de 2021”, disse o ginasta.