Binário do Morro dos Cavalos: o que acontece agora que a proposta foi apresentada em Brasília 2w4n2g

Proposta foi recebida pelo Ministério dos Transportes, mas ainda há uma série de processos que precisam ser cumpridos para que a construção do binário do Morro dos Cavalos seja iniciada 206m2d

A ideia de construir o binário do Morro dos Cavalos foi bem recebida pelo Ministério dos Transportes, mas ainda há diversos processos que precisam ser seguidos para que a obra saia do papel - Foto: Thiago Kaue/Secom SC/NDA ideia de construir o binário do Morro dos Cavalos foi recebida pelo Ministério dos Transportes, mas ainda há diversos processos que precisam ser seguidos para que a obra saia do papel – Foto: Thiago Kaue/Secom SC/ND

A proposta para a construção do binário do Morro dos Cavalos, em Palhoça, foi oficialmente apresentada pelo governo catarinense em Brasília. Na quarta-feira (23), o governador Jorginho Mello (PL) participou de uma reunião no Ministério dos Transportes e apresentou o plano para desafogar o trecho da BR-101 na Grande Florianópolis.

Essa foi somente a primeira fase para buscar a viabilização da obra, cujo custo é estimado em R$ 291,3 milhões, sem contar com eventuais desapropriações de terreno. Entre análises técnicas, licenciamentos e diálogos com entidades indígenas, ainda há uma série de processos que precisam ser cumpridos para que a construção do binário do Morro dos Cavalos seja iniciada.

Quais são os próximos os do binário do Morro dos Cavalos? 4s3y2l

A proposta apresentada foi acatada pelo Ministério do Transporte. Segundo Jorginho Mello, o projeto foi bem recebido pelo ministro Renan Filho (MDB). Agora, uma equipe técnica da pasta será disponibilizada para avaliar a viabilidade do projeto.

  • Se tudo estiver certo, os trabalhos começarão pela contratação de um anteprojeto, que é um estudo preparatório que serve de base para a elaboração do projeto final.
Jorginho Mello (PL) apresentou o projeto a Renan Filho (MDB), do Ministério dos Transportes, para propor a construção do binário do Morro dos Cavalos – Foto: Eduardo Valente/NDJorginho Mello (PL) apresentou o projeto a Renan Filho (MDB), do Ministério dos Transportes, para propor a construção do binário do Morro dos Cavalos – Foto: Eduardo Valente/ND
  • Além disso, será necessário obter licenciamento ambiental para execução da obra, já que haverá construções feitas em áreas do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Segundo o IMA/SC (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), a análise ambiental será feita “a partir do momento que o projeto for protocolado” junto ao Instituto, que disponibilizará uma equipe técnica para o trabalho. O órgão diz que, sem o projeto ainda em mãos, não há como prever a duração da análise.
  • Ainda, a obra também a pela Terra Indígena do Morro dos Cavalos. Segundo a comunidade Guarani, que habita a região, a proposta foi elaborada sem consulta ao povo local e lideranças do território se posicionaram contra o binário.
  • O plano apresentado em Brasília prevê uma “necessidade de interlocução do Governo Federal para autorização por parte dos indígenas”, necessária para a continuidade do processo. A reportagem procurou a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), que não retornou o contato. O espaço segue aberto.
  • Há também outro processo a ser cumprido: o auditamento do TCU (Tribunal de Contas da União), já que a obra será realizada na BR-101. O Tribunal deverá, ainda, otimizar o contrato com Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho. Esta etapa do processo deverá levar 120 dias.
Projeto de binário do Morro pera terra indígena e parque estadual, fazendo com que licenças sejam necessárias para a sua construção - Foto: Reprodução GOV SC/NDProjeto de binário do Morro pera terra indígena e parque estadual, fazendo com que licenças sejam necessárias para a sua construção – Foto: Reprodução GOV SC/ND
  • Se obtiver as autorizações, o governo pode dar início ao desenvolvimento do projeto executivo. Segundo a SIE/SC (Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina), após a tramitação istrativa, o prazo previsto para esta etapa é de mais 120 dias.
  • Após o planejamento, a SIE prevê um prazo de um ano e meio para o início das obras. O governo estadual ainda pretende usar valores aplicados anteriormente em obras federais para custear o projeto.

5 km em menos de 5 minutos: detalhes sobre a proposta da construção do binário do Morro dos Cavalos 81y6w

O projeto prevê a construção de um contorno viário de 5,2 km de extensão, na região do viaduto da Praia do Sonho. Dessa forma, o trecho atual ganharia uma terceira faixa e aria a operar somente no sentido norte, enquanto a nova via deverá atender ao fluxo no sentido sul.

Dessa forma, as mudanças propostas são:

  • No trecho atual, uma reformulação para três faixas de 3,6 m de largura, assim como acostamento de 3 m em ambos os lados;
  • Já no contorno a ser construído, implementação de duas faixas de 3,6 m cada, com acostamento externo de 3 m de largura e acostamento interno de 1,2 m;
  • As duas curvas na saída do morro com limite de velocidade de 60 km/h. No restante do trecho, de 80 km/h.

Com o binário do Morro dos Cavalos, a SIE estima que os condutores percorreriam os 5,2 km do contorno em 3 min e 54 s. No trecho atual, a pasta calcula que os 3,3 km são percorridos em 3 min e 18 s – em um cenário sem trânsito ou acidente.

Projeto do binário do Morro dos Cavalos prevê contorno viário de 5,2 km – Foto: Reprodução/SIE-SC/NDProjeto do binário do Morro dos Cavalos prevê contorno viário de 5,2 km – Foto: Reprodução/SIE-SC/ND

Acidente com explosão de caminhão-tanque motivou plano para o binário do Morro dos Cavalos 195h2w

A proposta do binário do Morro dos Cavalos surge após um acidente com caminhão-tanque provocar caos na BR-101, em Palhoça, no dia 6 de abril. O episódio escancarou a vulnerabilidade do trecho, já conhecido por congestionamentos e tragédias recorrentes.

Segundo Jorginho Mello, a necessidade de desafogar o Morro dos Cavalos é uma “discussão antiga”, e, apesar de ser uma demanda catarinense, é preciso colaborar com o governo federal para se chegar a uma solução viável.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Infraestrutura 2z6z3p

Infraestrutura

São José 2050: foco nas pessoas e no desenvolvimento sustentável 5q3v3g

Em entrevista exclusiva, o prefeito Orvino Coelho de Ávila elenca os feitos do trabalho realizado de ...

Infraestrutura

Ilha submersa do tamanho da Islândia pode expandir território do Brasil 3f5g30

Formação geológica de ilha submersa no Atlântico pode expandir o território brasileiro e liberar ace ...

Infraestrutura

Maior bairro de Chapecó terá mais de 40 ruas asfaltadas; saiba quais 45382e

Com 20 km de pavimentação, pacote contempla ruas asfaltadas em loteamentos como Alice, Ipê, Mirante ...

Infraestrutura

Morador teme que rio avance para dentro de casa e cobra socorro da prefeitura em cidade de SC 1v6514

Com receio de inundação, morador de Criciúma cobra ação do poder público para conter avanço do rio ...