As obras de recuperação da barragem em Ituporanga seguem intensamente no Alto Vale do Itajaí. A estrutura foi muito danificada por conta das fortes chuvas ocorridas em outubro e novembro de 2023.

Segundo o Governo do Estado, estão sendo feitos reparos emergenciais e manutenção corretiva para assegurar a integridade da estrutura, além de seu funcionamento adequado. Foi ressaltado ainda que durante as obras, a barragem ficará desativada.
O restabelecimento da barragem está previsto para o início do segundo semestre deste ano.
Obras na barragem de Ituporanga 2v3v29
Até o momento, várias obras de manutenção já foram realizadas na estrutura, como a instalação de comportas metálicas do tipo “Stop Log”. A conclusão da instalação ocorreu em 4 de abril e permitiu inspeções detalhadas nas galerias e reparos emergenciais na comporta C4.

Segundo a Diretoria de Gestão de Riscos do Estado, Stop Log é um sistema de comportas ou placas metálicas, dimensionadas para desviar o fluxo d’água no conduto que será vistoriado, no intuito de permitir uma vistoria de vazamentos das galerias.
Além disso, houve também o reparo emergencial da arela de o às comportas na Barragem Sul, que foi concluído na última quinta-feira (18).
Serviço de limpeza nos reservatórios também foram feitos nas três barragens. Essa medida tem como objetivo acelerar a capacidade de esvaziamento do barramento em eventos futuros de chuva e preservar as estruturas existentes, minimizando os possíveis riscos à população.

Melhorias previstas 1k33j
Muitas melhorias foram feitas ao longo dos meses, mas as obras de manutenção da barragem continuam. Segundo o Governo de Santa Catarina, ainda está prevista uma inspeção de Segurança Especial nas estruturas.
A inspeção acontece para fornecer um diagnóstico dos problemas, possibilitando um planejamento para recuperação e modernização das estruturas. As propostas da Licitação serão abertas no dia 7 de maio, conforme o Edital nº 22/2024. Interessados podem ar o link.
Outro plano previsto é a elaboração de Projetos Executivos de Recuperação dos cinco conjuntos de comportas da barragem, que está em andamento com o prazo de execução de 120 dias.
A reforma definitiva das cinco galerias da Barragem Sul também é um plano previsto pelo governo, após a conclusão da segunda etapa de recuperação.