
Florianópolis investe na preservação de seus cursos d’água por meio de um programa de limpeza hidrográfica. Desde janeiro de 2021, a equipe de macrodrenagem da SMMADS (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) realiza diariamente a limpeza de canais de drenagem e outros sistemas hídricos em toda a cidade, por meio de um procedimento cuidadosamente planejado para assegurar o adequado escoamento das águas pluviais.
De acordo com a secretaria, o procedimento padrão de limpeza varia conforme a natureza do curso d’água, sendo adaptado para os hídricos naturais ou canalizados, assim como para diferentes níveis de utilização de maquinário.
A rotina de limpeza compreende várias etapas, que incluem a remoção de entulhos, resíduos, galharia e troncos que obstruem o fluxo de água, a retirada de vegetação flutuante da superfície, a roçagem da vegetação herbácea nas margens e a remoção de sedimentos acumulados no leito do canal.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis, Fábio Braga, ressalta que o principal objetivo do serviço de limpeza e manutenção é aprimorar o escoamento das águas pluviais, visando evitar alagamentos, extravasamentos e inundações.
“Ao retirar elementos que comprometem a vazão dos cursos d’água, a iniciativa desempenha um papel crucial na prevenção de problemas associados às chuvas intensas, colaborando assim para a segurança e qualidade de vida dos moradores da Capital”, afirma.
O material coletado é descartado de maneira ambientalmente adequada, com possibilidade de disposição em margens quando a remoção se torna inviável.
Para garantir a eficiência das operações, a prefeitura dispõe de um corpo técnico especializado, composto por três engenheiros e 21 membros na equipe de limpeza hidrográfica. A equipe atua em todo o município, abrangendo regiões como Abraão, Agronômica, Barra da Lagoa, Jurerê, Centro e muitas outras.
Confira os locais onde é realizada a limpeza:
- Abraão
- Agronômica
- Alto Ribeirão
- Armação do Pântano
- do Sul
- Barra da Lagoa
- Barra do Sambaqui
- Cachoeira do Bom
- Jesus
- Cacupé
- Caiacanga
- Campeche
- Canasvieiras
- Canto da Lagoa
- Carianos
- Centro
- Córrego Grande
- Costeira do Pirajubaé
- Daniela
- Estreito
- Ingleses
- Itacorubi
- Jardim Atlântico
- João Paulo
- José Mendes
- Jurerê
- Jurerê Internacional
- Lagoa da Conceição
- Lagoinha do Norte
- Monte Verde
- Morro das Pedras
- Pantanal
- Pântano do Sul
- Ponta das Canas
- Praia Brava
- Ratones
- Ribeirão da Ilha
- Rio Tavares
- Rio Vermelho
- Saco dos Limões
- Saco Grande
- Sambaqui
- Santa Mônica
- Santo Antônio de
- Lisboa
- Tapera
- Trindade
- Vargem do Bom
- Jesus
- Vargem Grande
- Vargem Pequena
Trabalho concluído no Norte da Ilha 735q4w
Em maio deste ano, foram concluídas as obras de liberação do fluxo de água na rede de escoamento pluvial da bacia do rio Papaquara e rio do Braz, na região Norte de Florianópolis.
De acordo com a Prefeitura da Capital, foi realizada a intervenção de limpeza nos canais artificiais de drenagem em 32 Km de extensão no sistema.