Iluminação pública em LED torna São José mais segura, bonita e atrativa para os negócios 2t3p50

Empresa Quantum Engenharia já modernizou mais de 71% do parque de iluminação do município com tecnologia avançada 3v474b

iluminaçãoAvenida Leoberto Leal, São José (SC) – Foto: Divulgação/Quantum Engenharia

Noites mais claras e acolhedoras, praças e parques realçados por iluminação cênica, e um ambiente mais seguro e sustentável. Essa transformação que torna São José uma cidade mais inteligente vem do processo de modernização da iluminação pública com tecnologia avançada empregada pela Quantum Engenharia – empresa especializada em iluminação pública, energia solar e subestações.

Com o trabalho realizado, mais de 71% das cerca de 26.150 luminárias já utilizam tecnologia LED (sigla de Light Emitting Diode – Diodo Emissor de Luz, em português), trazendo mais eficiência, sustentabilidade e fomentando a economia local.

“A utilização da tecnologia LED na iluminação pública resulta em vantagens significativas aos cidadãos, turistas e empresários locais, abrangendo segurança pública, conforto urbano e eficiência econômica. Essa modernização prepara essas localidades para o futuro, como cidades inteligentes, atraindo turistas e fomentando a economia local”, explica Murilo Martins, gerente da Quantum Engenharia em São José, cidade onde também fica a sede da empresa. 

Ao longo de 2024, a equipe da Quantum Engenharia levou essa modernização para diversos espaços públicos, como: o Parque Linear de Picadas do Sul; o Parque Linear da Serraria; as novas quadras de esportes em areia da Beira-Mar; a Av. José Manoel Florêncio – uma nova ligação entre a Av. das Torres e a Rua João José Martins, do bairro Areias ao Real Parque; a avenida de ligação dos loteamentos Recanto da Natureza, Lisboa e Vista Alegre; e a avenida de ligação dos loteamentos Nova São José e Portal da Colina.

Vantagens da adoção do LED na iluminação pública: 1q5n49

01. Mais eficiência e uso dos espaços urbanos: O LED oferece mais de 70% de percepção das cores, ampliando a visibilidade noturna. Isso incentiva o uso de áreas públicas, promove conforto e segurança, e beneficia cidadãos, turistas e comerciantes.

02. Aumento da segurança: Espaços bem iluminados reduzem a sensação de insegurança. Pesquisa de 2021 apontou que 66% das mulheres acreditam que a melhoria da iluminação pública aumenta a segurança nas cidades. E locais mais seguros atraem mais turistas, o que incentiva os empresários a investirem mais em seus negócios.

03. Economia para os municípios: As luminárias LED consomem 60% menos energia e duram até 90 mil horas, reduzindo significativamente os custos com manutenção.

04. Maior durabilidade e menos manutenção: Com vida útil de até 11 anos, a tecnologia LED é mais resistente a variações climáticas, descargas elétricas e impactos, diminuindo a necessidade de reposição e geração de resíduos.

05. Agilidade no controle e manutenção: A tecnologia LED permite o uso de telegestão para monitoramento remoto da iluminação pública, garantindo resposta rápida a falhas e mais eficiência na operação.

06. Sustentabilidade e menor impacto ambiental: Com 98% dos componentes recicláveis e sem elementos tóxicos como mercúrio, o LED reduz a poluição e contribui para práticas sustentáveis alinhadas aos princípios ESG (meio ambiente, social e governança).

Empresa é especializada em iluminação, energia solr e subestações 73a26

iluminaçãoOrla do Centro Histórico, São José (SC) – Foto: Adriano Amaro da Silva/Divulgação

Com 35 anos de experiência no mercado brasileiro, a Quantum Engenharia lidera grandes projetos de iluminação pública, energia solar e subestações. A empresa está à frente de sete PPPs de iluminação pública, atuando em Porto Alegre-RS (IP Sul), Palhoça-SC (QLuz Palhoça), Itajaí-SC (QLuz Itajaí), Garopaba-SC (QLuz Garopaba), Penha-SC (QLuz Penha), Ribeirão das Neves-MG (IP Minas) e Nova Serrana-MG (QLuz Nova Serrana).

Em fevereiro de 2025, venceu sua oitava PPP de iluminação pública, em ville-SC (QLuz ville). Além disso, mantém contratos com diversas cidades do Sul e Sudeste do Brasil.

Na área de energia solar, a Quantum já entregou mais de 150 sistemas fotovoltaicos em todo o Brasil. Essas usinas irão gerar 360 GWh de energia nos próximos 25 anos, evitando a emissão de 190 milhões de quilos de CO₂ – o equivalente a 1,2 milhão de quilômetros rodados por um carro ou ao plantio de 5 milhões de árvores.

Além disso, a empresa segue em expansão, com outras oito usinas em construção para atender empresas, indústrias, prefeituras, tribunais de justiça e centrais elétricas estaduais.

A Quantum também se destaca em projetos de iluminação cênica, valorizando patrimônios históricos e espaços urbanos. Entre os trabalhos realizados, estão a iluminação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna (SC), a da Igreja Matriz de São Francisco do Sul (SC), com 350 anos de história e tombada pelo IPHAN, e a da Ponte Hercílio Luz, ícone da engenharia e da arquitetura brasileira e mundial, situada em Florianópolis (SC).

Na “Velha Senhora”, a Quantum implementou um moderno sistema de iluminação cênica em LED RGB, inaugurado em dezembro de 2024. O projeto envolveu a instalação de mais de 7.000 projetores, incluindo 1.300 na silhueta, 5.600 nos pendurais e 150 nas torres.

Para isso, equipes especializadas trabalharam à noite, enfrentando vento, chuva e nevoeiro, utilizando técnicas de rapel para garantir a precisão na execução.

+

São José 275 anos b2k5

São José 275 anos

Cassol: 66 anos de inovação e protagonismo no desenvolvimento de São José 1w1pi

Grupo catarinense reafirma trajetória de excelência transformando comunidades e a vida dos colaborad ...

São José 275 anos

São José comemora 275 anos discutindo o futuro das profissões j6c49

Em comemoração aos 275 anos de São José, na Grande Florianópolis, o Balanço Geral apresenta uma maté ...

São José 275 anos

São José aposta na educação para um futuro mais sustentável 6p244c

São José, na Grande Florianópolis, segue com as comemorações pelos seus 275 anos de história, e além ...