Tradicional Clube 12 reabre em Florianópolis como Centro Multiuso da Pessoa Idosa 3a2449

Equipamento com múltiplos serviços e atividades gratuitas tem como foco as pessoas com mais de 60 anos; após revitalização, Clube 12 de Agosto será reinaugurado com um grande baile 6l311k

Nos auge dos seus 86 anos, 87 no próximo sábado (29), a manezinha Urilda Coutinho Soares, está com a expectativa lá em cima para a reabertura do Clube 12 de Agosto, no Centro, agora como Cemupi (Centro Multiuso da Pessoa Idosa), que vai centralizar vários serviços voltados à população com mais de 60 anos.

Clube 12 de Agosto reabre no sábado (29) – Foto: Germano Rorato/NDClube 12 de Agosto reabre no sábado (29) – Foto: Germano Rorato/ND

Para marcar a reabertura, a prefeitura vai promover dois grandes bailes, o primeiro nesta quarta-feira (26) – e com adesão tão grande que haverá outro amanhã. Dona Urilda, fundadora da Kibelândia, no Centro, agora sob a gestão da filha Cristina, está confirmada no baile de amanhã, com outros familiares. Será uma oportunidade de ouro para ela reviver os velhos tempos e as muitas festas no Clube 12.

Após a reabertura, uma série de serviços funcionarão no local, executadas por diferentes secretarias do município, como Assistência Social, Saúde, Educação, Esporte, Cultura e Lazer. Tudo isso para atender mais e melhor a população idosa da Capital, atualmente estimada em 100 mil pessoas, praticamente 17% do total da cidade.

Conforme pesquisa do IDL, em 2023, Florianópolis é a quarta melhor cidade para envelhecer. Para manter as portas abertas durante a semana e receber o público em grande estilo, o Clube 12 foi totalmente revitalizado, faltando finalizar obras em cinco salas de projetos.

Dona Urilda viu cada detalhe e se encantou com as mudanças. O 12 está impecável, com um amplo salão para bailes, outro grande salão para oficinas de dança, por exemplo, além de área de jogos e biblioteca. “Essas escadas me trazem muitas lembranças, muitos namoradinhos, vários carnavais”, disse Urilda antes de soltar uma gargalhada.

Dona Urilda era frequentadora do Clube 12 de Agosto – Foto: Germano Rorato/NDDona Urilda era frequentadora do Clube 12 de Agosto – Foto: Germano Rorato/ND

Depois de casada, os bailes de paquera deram vez aos bailes infantis, com as filhas. “A gente fazia as fantasias para elas desfilarem e participarem dos concursos. O casamento da minha sobrinha também foi aqui, há mais de 50 anos”, contou Urilda. Embora não dance mais por causa da idade, o objetivo dela é ver o baile e mexer o corpo como pode.

Ioná Carniel, assessora do gabinete do prefeito Topázio Neto, vai coordenar o Cemupi. Ela lembra que a transformação do Clube 12 era um sonho do prefeito de fazer um equipamento exclusivo para os idosos. “Um dia ele ou aqui na frente, viu fechado e pensou que poderia utilizar. O sonho começou pequeno e hoje está gigante. Vamos ter muita coisa boa e legal para oferecer. E é porta aberta, olhou, gostou, pode entrar e fazer inscrição”, declarou Ioná.

Serviços vão de atividades físicas a lazer e socioeducativos 6c6659

No Cemupi, os idosos terão o a atividades físicas, como ioga, dança, pilates e ginástica. Haverá auxílio para fazer carteirinha de ônibus, atendimento do Pró-Cidadão, CadÚnico e Procon. Na parte de lazer, oficina de artesanato, música e oficina de informática, para ajudar com aplicativos de banco, por exemplo. Outra parceria importante será com a Fundação Somar, apoiando o Cemupi em vários projetos. Entre as atividades socioeducativas, rodas de conversa, práticas intergeracionais, o Floripa 60+ empregos, para quem pretende voltar ao mercado de trabalho, e uma sala do EJA (Escola de Jovens e Adultos) exclusiva para idosos.

Os idosos terão o a atividades físicas no Clube 12 – Foto: Germano Rorato/NDOs idosos terão o a atividades físicas no Clube 12 – Foto: Germano Rorato/ND

Para contribuir com a qualidade de vida, haverá uma estrutura do Alô Saúde para viabilizar consultas online, com e de um enfermeiro, que também vai ajudar com orientações e pequenos cuidados, como aferir pressão, diabetes e peso. Durante campanhas nacionais de vacinação, o Cemupi também vai oferecer aplicação de imunizantes. Palestras e dicas de cuidados médicos também estão previstas.

O Cemupi vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 18h. Algumas oficinas ainda estão em finalização, mas, a partir de desta quarta, a estrutura já volta a funcionar. Os interessados em participar das atividades devem fazer a pré-inscrição, de forma presencial, no próprio Clube 12. Inscrições para os projetos pelo número (48) 99200-6152.

Bailes de inauguração do Clube 12 de Agosto 3a6f5q

A reabertura do Clube 12 e inauguração do Cemupi acontece nesta quarta-feira (26) e, para marcar a data, haverá dois bailes. “Já temos as 500 vagas preenchidas para o primeiro dia, abertura oficial do espaço. A maioria dos serviços estarão funcionando a partir da semana que vem. Nossa expectativa para o baile é de uma grande festa, estaremos com a banda Swing Maneiro e o tema vai ser Anos 60. Os idosos estão muito empolgados”, afirmou Ioná. Quem não conseguiu se inscrever para o baile de hoje pode tentar as últimas vagas para amanhã.

As portas do 12 abrem às 13h30, com a entrega de pulseiras. A inauguração oficial será às 15h e o baile deve ir até as 18h30, certamente, com muita gente relembrando os velhos tempos. “O nosso público idoso é muito ativo. Temos pessoas com mais de 80, mais de 90 anos, e o que mais gostam são os bailes. O último que fizemos, ano ado, tivemos mais de 1.000 idosos”, comentou Ioná. “Demorou para entregar o que estamos entregando, mas ficou impecável, não me arrependo nem um minuto de ter chegado em casa tarde muitos dias. Vai valer muito a pena”, ressaltou.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Infraestrutura 2z6z3p

Infraestrutura

Parada há anos, obra da Ponte de Ilhas será retomada com nova promessa de melhora da mobilidade 5w196w

Governo de Santa Catarina anuncia retomada de projeto aguardado há décadas por moradores de Ararangu ...

Infraestrutura

Trabalhos para construção de duas áreas de escape iniciam na Serra Dona Francisca em SC 14gc

Com orçamento de R$ 35 milhões, a construção dos dispositivos de segurança está prevista para ser co ...

Infraestrutura

São José tem novo Plano Diretor, mas regramento precisa ser revisado a cada década 2c72s

Com legislação de 1985 até a recente atualização, município deve monitorar a implementação das novas ...

Infraestrutura

São José 2050: foco nas pessoas e no desenvolvimento sustentável 5q3v3g

Em entrevista exclusiva, o prefeito Orvino Coelho de Ávila elenca os feitos do trabalho realizado de ...

Infraestrutura

Ilha submersa do tamanho da Islândia pode expandir território do Brasil 3f5g30

Formação geológica de ilha submersa no Atlântico pode expandir o território brasileiro e liberar ace ...