Após uma dinâmica realizada no BBB22 na noite da última segunda-feira (22), muitos internautas apontaram que o ator Arthur Aguiar teria cometido abuso psicológico contra a médica e ex-confinada Laís Caldas.
Durante uma discussão entre os dois, algumas falas do ator fizeram com que usuários da web questionassem se ele estaria cometendo gaslighting, que é quando uma das partes busca ter controle sobre os demais através de táticas de persuasão para diminuir a autoestima da vítima.

A polêmica envolvendo esse tipo de violência já havia começado bem antes, quando Arthur e a participante Jade Picon se enfrentaram no paredão. Na época, a equipe de Picon teria repostado uma publicação em que a psicanalista Manuela Xavier aponta o suposto abuso psicológico por parte do ator contra a influenciadora digital.
Na ocasião, a esposa de Arthur Aguiar, a coach de emagrecimento Maíra Cardi, entrou em contato com o irmão de Jade, o também influenciador digital Leo Picon, junto de sua advogada pedindo que a publicação fosse apagada.
Diante da polêmica, internautas recuperaram vídeos e postagens da própria Maíra Cardi se dizendo vítima do comportamento abusivo do marido.
Confira algumas publicações recuperadas pelos internautas: 2p75a
As pessoas esquecem desse vídeo da Maira esculachando ele “ eu estourei meus pontos pq você não me ajudava ficava na sala a madrugada toda falando com mulher” como pode alguém torcer por alguém assim cara ?#ForaArthur pic.twitter.com/cuVASzwq5x
— Gabriela Loureiro (@Gabriel08569864) March 18, 2022
Até quando o Brasil vai se deixar ser enganado por um um discurso arrogante, prepotente e machista? E tem gente chamando isso de boa argumentação e oratória impecável. Pelamordedeus, aprendam a reconhecer uma farsa! #Gaslighting #BBB22 #ForaArthur pic.twitter.com/SlnkqkB5OL
— ah, besha, pufavô!™ (@tiagodamasio) March 22, 2022
Esse é o cara que as pessoas acham que deve ganhar o prêmio, ocupar o mesmo lugar que pessoas maravilhosas e com histórias de vida surpreendentes ocuparam… vergonha!!! #ForaArthur
Manipulador
Gaslighting
Gente o Arthur https://t.co/fLX3Cawlgb— Thata (@_thatacaetano) March 22, 2022
Afinal, o que é gaslighting ? e1z1q
‘Você está louca’, ‘você está distorcendo o que eu disse’. Frases como essas, tão comuns no dia a dia de tantas mulheres, configuram um tipo de violência psicológica sutil, porém extremamente danosa: o gaslighting, que pode ser praticado no âmbito familiar, em uma relação afetiva, no ambiente laboral ou em outro meio social frequentado.
O gaslighting baseia-se, essencialmente, em obter controle sobre os demais através de táticas de persuasão para diminuir a autoestima da vítima. Na medida em que ela vai aceitando o comportamento manipulativo, o nível de manipulação vai aumentando gradativamente.
Um exemplo corriqueiro desse tipo de conduta é quando a mulher, vítima de algum tipo de violência, decide procurar ajuda e denunciar o agressor. Em vez de ser acolhida como deveria, o seu discurso é desqualificado e desacreditado por amigos, familiares e até pelas autoridades policiais e judiciais.