Um estudo realizado por uma plataforma de atendimento psicológico revelou que 84,6% dos brasileiros já demonstraram algum nível de carência excessiva em relacionamentos amorosos. O sentimento pode trazer consequências ruins para o casal, mas nem sempre é percebido facilmente. Afinal, como saber se é carência ou romantismo? É a pergunta que o 16º episódio do podcast aDiversa vai tentar responder nesta sexta-feira (9)!

Participam do episódio a psicanalista e terapeuta sexual Cristiane Pereira e a produtora de conteúdo e influenciadora digital Aline Callai.
A apresentadora convidada é Marcela Xavier, produtora de moda e figurinista do Grupo ND. Quem traz a perspectiva masculina ao bate-papo é Bernardo Castello, designer de som dos podcasts do Grupo ND.
Quando a carência a despercebida 6o731u
Todos nós nascemos dependentes e embarcamos em relacionamentos para suprir algum tipo de necessidade. Mas quando o romantismo se confunde com dependência é hora de ligar o sinal de alerta.
“Dependência emocional é quando você deixa se afetar pelas opiniões externas, sua felicidade depende de outra pessoa e há uma necessidade de estar sempre com alguém”, explicou Cristiane.
Aline e Marcela aprenderam o que é dependência emocional na prática. A influenciadora digital emendava um relacionamento no outro e não percebia que estava carente.
“Eu queria preencher o espaço e tive dois relacionamentos abusivos. Meus ex-namorados me faziam acreditar que eu era pouco para eles”, lembrou.
Já Marcela, após também ar por uma relação tóxica, entendeu que precisava ficar sozinha por um tempo. “Eu sai do relacionamento com autoestima zero”, contou.
Há um meio-termo entre carência e romantismo? 4d4w1g
Os convidados concordam que atualmente há uma confusão entre demonstração de carinho e carência. Afinal, como se aproximar de alguém e deixar claro que você gosta dela sem demonstrações de afeto?
“Existe essa visão distorcida de que demonstrar afeto, carinho ou cuidado é sinal de ‘desespero para casar'”, disse a apresentadora do podcast, Luciana Barros.
Bernardo acredita que existe um meio-termo entre ser romântico e carente. Para o designer, cada casal precisa discutir o que considera ‘romantismo’ e estar de acordo com as formas de demonstração. “O que para você pode ser uma demonstração corriqueira, para mim pode ser algo grandioso”, completou.
Sobre o podcast 4r1l20
O podcast aDiversa abre espaço para temas do dia a dia das mulheres catarinenses, apresentando diferentes perspectivas, com descontração, leveza e bom-humor. Os episódios apresentados por Luciana Barros vão ao ar todas as sextas-feiras, às 7h, na página da Diversa+.