Com os jogos em andamento, em algumas modalidades, cresce a expectativa pela cerimônia oficial de abertura do Jasc 2021 (Jogos Abertos de Santa Catarina), agendada para este sábado (20), a partir das 19h, na Arena do Centro Multiuso, em São José.

O sentimento em relação a espera é maior justamente pela realização dos jogos, a 60ª edição, depois de mais de um ano interrompido já que a pandemia do coronavírus alterou os rumos da sociedade, desde março de 2020.
“Estamos vivendo um momento atípico em que tivemos que organizar vários eventos simultâneos, mas nós da Fesporte estamos realizando todo o calendário proposto. Agradeço a todos os dirigentes municipais pela compreensão” destacou coordenador Geral dos Jasc, Marcelo Scharff.
Serão quase 3,8 mil atletas representando 79 municípios em disputa de 26 modalidades. O Jasc é a maior competição de esporte amador do estado e uma das mais importantes e antigas de todo o Brasil.
“Estamos muito felizes com a realização dos jogos. Quando lançamos os Jasc, em maio, mesmo anunciando um evento sem público, recebemos muitas críticas. Mas sempre acreditamos na realização dos Jasc e trabalhamos sério para este momento. Vamos fazer o evento e agora podemos convidar a comunidade a participar assistindo aos jogos nas arenas esportivas. Gratidão também a São José, que acreditou na idéia e irá fazer um grande evento,” destacou o presidente da Fesporte, Kelvin Soares.
O tema, os números e as sedes ohh
O tema será a história, a cultura, a arte e o povo de São José. A cerimônia de abertura, que terá a presença do governador Carlos Moisés, será apresentado o mascote oficial dos jogos: o Açorito, que representa o gavião Açor, da região dos açores (Portugal), simbolizando os açorianos colonizadores de São José. O mascote foi escolhido por votação popular dos josefenses.

“O município de São José está preparado para sediar uma grande competição como os Jasc. Durante todo o período dos jogos estaremos à disposição para servi-los”, destacou o diretor técnico da Fundação Municipal de São José, Claiton Ribeiro.
Serão 26 modalidades: atletismo, basquete, bocha, bolão 16, bolão 23, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, boxe, jiu-jitsu, judô, karatê, taekwondo, natação, punhobol, remo, tênis, tênis de mesa, tiro, triatlon, vôlei de praia, vôlei e xadrez.
Além do que está sendo disputado em São José, oito modalidades terão como sedes outros municípios: Atletismo, bocha e bolão 16 e 23 serão em Timbó; a natação e tênis em Florianópolis; o tiro em Governador Celso Ramos e Blumenau e uma prova de ciclismo, em Brusque.
Quadro de medalhas já foi movimentado 323xw
Os donos da casa conquistaram os dois primeiros troféus dos Jasc, no Judô, disputado já no último final de semana. Entre os homens, os josefenses ficaram em primeiro lugar ao somar 68 pontos nos três dias de competições. Itajaí ficou em segundo, com 59, e Tubarão fechou o pódio em terceiro lugar com 42 pontos.

Já entre as mulheres São José somou 103 pontos, seguido de Chapecó, em segundo, com 49, e Videira, em terceiro lugar com 42 pontos. É o sexto título consecutivo das judocas de São José, mas, segundo o treinador delas, Fábio Moreira Maciel, as conquistas foram ‘suadas’.
Sexta-feira 475l5z
Os Jogos Abertos prosseguem nesta sexta-feira – com as disputas da natação no Clube 12 de Agosto, em Florianópolis, Remo, na Beira Mar de São José, Ginástica Rítmica, no Sesi São José, Ginástica Artística, no Ginásio Barreirão, também em São José.
Nesta sexta-feira tivemos o início da Bocha e do Bolão, em Timbó. Os jogos seguem até o dia 28, quando será conhecido o município campeão geral dos Jasc.