Assassino de Marielle Franco, Ronnie Lessa é condenado a 90 anos de prisão por morte de casal x5k49

Ex-PM Ronnie Lessa teria sido contratado por miliciano para matar rival que disputava território no Rio de Janeiro 4v1t6b

Ex-sargento Ronnie Lessa é condenado por mais um assassinatoRonnie Lessa confessou ter matado a vereadora Marielle Franco em 2018 – Foto: Internet/Reprodução/ND

O ex-sargento da Polícia Militar, Ronnie Lessa, foi condenado a 90 anos de prisão na quinta-feira (22) por duplo homicídio. Ele foi acusado de matar o ex-policial André Henrique da Silva Souza, conhecido como Zóio, e a esposa dele, Juliana Sales Oliveira.

O caso ocorreu em junho de 2024, na comunidade Gardênia Azul, zona oeste do Rio de Janeiro. Ronnie Lessa teria sido contratado pelo ex-vereador Cristiano Girão, miliciano condenado a 45 anos de prisão no mesmo julgamento.

O assassinato teria sido motivado pela disputa de território na região. André Henrique da Silva Souza seria rival de Girão, que comandava a milícia na Gardênia Azul.

O duplo homicídio foi cometido à luz do dia, em local residencial e de grande comércio. A juíza Tula Corrêa de Mello, que presidiu a sessão, destacou a brutalidade do crime.

Ex-vereador Cristiano Girão mandou matar rival por disputa de territórioPreso por participação em milícia, ex-vereador Cristiano Girão foi apontado como mandante do crime – Foto: Reprodução/ND

“Ressalte-se a alta capacidade lesiva do autor do delito. Foram feitos ao menos 33 disparos de fuzis AK-47 e AR-15, comumente reconhecidos como armamentos utilizados em guerras mundiais”, afirmou.

Ela também evidenciou a premeditação do caso na decisão: “O acusado Ronnie revela o planejamento detalhado e minucioso do crime, com técnicas para montar o carro ideal, se armar e se dirigir ao local do crime somente após estudar o lugar em todas as minúcias, inclusive escolha do melhor horário”.

Ronnie Lessa cumpre pena pela morte de Marielle Franco 6o7320

Ronnie Lessa já havia sido condenado a mais de 78 anos de prisão em outubro de 2024 por executar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, em março de 2018, no Rio de Janeiro.

Vereadora Marielle Franco foi assassinada a tiros em 14 de março de 2018Lessa e Queiroz foram condenados pela morte de Marielle Franco e Anderson Gomes – Foto: Arquivo/Agência Brasil/Divulgação/ND

O também ex-PM Élcio Queiroz, que dirigiu o carro na noite do crime, foi sentenciado a 59 anos de reclusão. Os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão são apontados como mandantes do crime e são réus no STF (Supremo Tribunal Federal). O delegado Rivaldo Barbosa foi acusado de tentar impedir que a autoria do crime fosse descoberta.

Ronnie Lessa cumpre pena pela morte de Marielle no Presídio de Tremembé, em São Paulo. Já Cristiano Girão, condenado na quinta-feira por mandar matar o casal em Gardênia Azul, está preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, por participação em milícia.

Com informações da Agência Brasil

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Justiça 5r31o

Justiça

Homem é preso por dever R$ 175 mil de pensão alimentícia em Balneário Camboriú 5z4a4

Devedor de pensão alimentícia tem 45 anos e foi abordado enquanto saía de farmácia

Justiça

Júri condena quatro envolvidos em assassinato motivado por ‘talaricagem’ dentro de facção em SC u5t6b

Todos os quatro acusados foram condenados por organização criminosa, sendo que dois também vão cumpr ...

Justiça

‘Resposta a quem insiste’, diz advogado sobre condenação tardia de empresário por feminicídio 5c2f4p

Caso tramitou por 23 anos até a condenação do STF; Sérgio Nahas matou sua esposa com um tiro no cora ...

Justiça

‘Careca do INSS’ tenta proibir uso do apelido, mas Justiça nega pedido 6a4a6k

O empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como 'Careca do INSS', tentou impedir na Justi ...

Paulo Rolemberg

Justiça de SC livra deputado em caso movido por desembargador 255f5f

Relator do caso entendeu que a crítica feita pelo deputado estadual tinha caráter político e foi pro ...