Filho terá que devolver fortuna à previdência por receber pensão do pai morto durante 16 anos 2b1p3w

Erro istrativo fez com que homem recebesse pensão indevida por 16 anos e agora terá que devolver fortuna à previdência social após decisão do judicial 1g2j6b

homem desolado após devolver fortuna à previdênciaHomem usou pensão indevida e terá que devolver fortuna ao governo – Foto: Unplash/Reprodução/ND

Um morador das Ilhas Canárias foi condenado a devolver uma fortuna à previdência social, após 16 anos recebendo pensão indevida do pai falecido.

Apesar de alegar erro do sistema, a Justiça entendeu que houve má-fé por parte do homem, que não comunicou o recebimento irregular do benefício.

Justiça confirma decisão que obriga homem a devolver fortuna ao governo 2n3j39

Após 16 anos recebendo valores de forma irregular, um homem foi condenado a devolver uma fortuna ao sistema de previdência social da Espanha. A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal, que também determinou multa de 400 mil euros (aproximadamente 2,6 milhões de reais) e pena de dois anos de prisão.

Tudo começou em 1999, quando o pai do homem faleceu. Na época, a viúva notificou o falecimento e ou a receber o benefício de viuvez.

No entanto, devido a um erro istrativo, o governo continuou pagando também a aposentadoria do falecido diretamente na conta que, depois, ficou em nome do filho.

Erro da previdência social e silêncio do réu pesaram na decisão 5q4l18

O problema foi descoberto apenas em 2015, quando o banco identificou o uso indevido da conta. O homem utilizava o dinheiro como se fosse seu, e durante todo esse tempo nunca comunicou o erro às autoridades.

Segundo o Supremo, o réu “sabia o que estava fazendo” e optou por se beneficiar do silêncio. Por isso, a alegação de erro istrativo não foi suficiente para livrá-lo da condenação.

homem sem dinheiro após devolver fortunaJustiça decidiu que houve dolo e condenou homem a devolver fortuna – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

“O silêncio do réu configurou dolo ativo, ou seja, ele sabia o que fazia”, justificou o Supremo.

Caso teve reviravoltas até condenação final 45me

Em um primeiro momento, o homem chegou a ser absolvido pelo Tribunal de Justiça das Ilhas Canárias, sob a justificativa de que a notificação da morte havia sido feita corretamente e que o erro foi exclusivamente por parte do governo.

Porém, o Instituto Social da Marinha recorreu e, no Supremo, a decisão foi revertida. Agora, o réu terá que devolver fortuna de mais de 230 mil euros, pagar multa e cumprir dois anos de prisão por fraude.

Impacto do caso reacende debate sobre falhas em sistemas públicos 144o1r

O caso desperta discussões sobre a responsabilidade do cidadão diante de falhas da istração pública. Embora o erro tenha sido do sistema, o silêncio prolongado do beneficiário levou à sua condenação.

carteira vazia após devolver fortuna à previdência socialDevolver fortuna foi a decisão do Supremo após 16 anos de fraude – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

A sentença serve como alerta para situações semelhantes e levanta a questão: até onde vai a responsabilidade em casos de fraudes individuais e falhas operacionais da previdência?

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Justiça 5r31o

Justiça

Usar bolsa falsa é crime? Veja o que diz a lei, as penas e entenda polêmica entre famosas 6m1m14

Entenda se comprar ou usar bolsa falsa é crime no Brasil; saiba o que a lei diz e as consequências l ...

Justiça

Van Damme é acusado de tráfico humano e de ter feito sexo com vítimas: ‘Dadas de presente’ s393s

O crime teria ocorrido durante um evento em Cannes, na França

Justiça

Homem é demitido de supermercado por comer croquete que seria jogado fora 3w4918

Justiça definiu que a empresa deve reintegrar o funcionário ou indenizá-lo em, aproximadamente, R$ 2 ...

Justiça

Funcionário é demitido ao ser flagrado furtando latas de atum e outras carnes em supermercado 2s443r

Homem teria furtado duas latas de atum, dois entrecosto de carne bovina, um peito de frango e uma ga ...

Justiça

Funcionária de famoso shopping é demitida por comer bolos sem pagar 721z3e

Justiça definiu que demissão era justa e que mulher não deveria receber indenização