Dona de clínica de bronzeamento artificial em SC é condenada por usar equipamentos ilegais 4i655n

Câmaras de bronzeamento artificial utilizadas pela mulher são proibidas no Brasil 64l5w

A proprietária de uma clínica de bronzeamento artificial em Pomerode, no Vale do Itajaí, foi condenada em uma ação penal da 1ª Promotoria de Justiça da comarca por utilizar equipamentos proibidos no Brasil para viabilizar o serviço, assumindo o risco de expor a saúde do consumidor.

Câmara de bronzeamento artificial desligada Dona de clínica de bronzeamento artificial em SC é condenada por usar equipamentos ilegais – Foto: Istock/Reprodução ND

De acordo com denúncia do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), desde dezembro de 2021 a mulher anunciava nas redes sociais o serviço como bronzeamento artificial legalizado. Contudo, a afirmação induzia o consumidor ao erro, uma vez que a operação das máquinas utilizadas é vedada pelas normas sanitárias brasileiras.

Ainda conforme a ação, entre 3 de junho e 10 dezembro de 2021, a proprietária da clínica de bronzeamento artificial não acatou à ordem legal de um servidor público no auto de intimação emitido pela Gerência de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador de Jaraguá do Sul, que determinou a inutilização de três equipamentos emissores de radiação ultravioleta.

Segundo o MPSC, dois equipamentos continuaram sendo utilizados pela mulher, sendo apreendidos por meio de um mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo da Comarca de Pomerode.

Além de usar máquinas ilegais no Brasil, no estabelecimento dela haviam produtos sem data de validade, com data de validade raspada, sem procedência identificada ou com rotulagem incompleta, em desacordo com as normas sanitárias, sem características e qualidade para comercialização.

Dona de clínica de bronzeamento artificial foi condenada 3s3ct

A decisão da Justiça foi publicada no dia 12 de novembro, sendo a proprietária da clínica de bronzeamento artificial condenada a quatro anos, onze meses e 15 dias de detenção.

O Juízo determinou que os bens ilegais e em mau estado de conservação utilizados pela mulher sejam destruídos e descartados em local apropriado. Ela poderá cumprir a pena em regime aberto e terá o direito de recorrer da sentença em liberdade.

Martelo utilizado por juízes para proferir sentençasDecisão da Justiça foi publicada em 12 de novembro – Foto: Freepik/Reprodução

Resolução da Anvisa proíbe uso de câmaras de bronzeamento artificial 5r4p3j

Conforme informações do MPSC, uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicada em 2009 proíbe no Brasil a importação, o recebimento em doação, o aluguel, a comercialização e o uso de câmaras de bronzeamento artificial, devido à emissão de radiação ultravioleta.

A medida foi adotada devido à indícios de prejuízo à saúde do consumidor ao usar esses equipamentos.

A resolução considerou um estudo realizado pela IARC (Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer), que apontou que a exposição às radiações ultravioletas estava na lista de práticas e produtos cancerígenos.

A IARC indicou que o bronzeamento artificial aumenta em 75% o risco do desenvolvimento de melanoma em pessoas que se submetem ao procedimento até os 35 anos de idade.

Conforme a Anvisa, a proibição não se aplica aos equipamentos com emissão de radiação ultravioleta destinados a tratamento médico ou odontológico.

Câmara de bronzeamento artificial proibida no BrasilCâmaras de bronzeamento artificial utilizados pela mulher são proibidos no Brasil – Foto: Divulgação/ND
Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Justiça 5r31o

Justiça

Caso Jéssica: mãe e atual esposa de ex-companheiro são condenadas por matar jovem em SC 4h122h

A dupla foi acusada de sequestrar, torturar, matar e enterrar o corpo de Jéssica Elias da Rosa duas ...

Justiça

Dívida de R$ 30 motiva crime brutal e leva dois réus à condenação em SC 5z123d

Caso aconteceu em 2013, na Aldeia Paiol de Barro, em Entre Rios, e foi julgado nesta semana em São D ...

Justiça

IPTV pirata é crime? Entenda o que diz a lei brasileira 1p1j5r

Descubra se assistir IPTV pirata é crime no Brasil, o que diz a lei e quais os riscos legais e digit ...

Justiça

Sogro que atirou no genro após ser confrontado por denúncia de abuso sexual vai a júri em SC 3y555l

O crime aconteceu em julho de 2024, na frente de uma criança, em Anchieta, no Oeste; julgamento acon ...

Justiça

Homem é preso por dever R$ 175 mil de pensão alimentícia em Balneário Camboriú 5z4a4

Devedor de pensão alimentícia tem 45 anos e foi abordado enquanto saía de farmácia