Você conhece os grupos reflexivos para homens que cometeram violência contra mulher? Conforme o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), essas reuniões estão em crescimento em Santa Catarina com 43 turmas.
Conheça os grupos reflexivos para homens que cometeram violência contra mulher – Foto: Freepik/Divulgação/ND
Estes encontros permitem que os homens reflitam a analisem as relações de gênero e suas experiências diárias, para serem gerados uma reconstrução na sociedade masculinizada, segundo Michelle Hugill, secretária da Cevid (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica).
O órgão tem um papel importante na implantação destes grupos e atuam em parceria com o PPGP (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) da UFSC, com o projeto Ágora.
“Em linhas gerais, a iniciativa fomenta a criação, a consolidação e a execução desses grupos reflexivos nas comarcas de Santa Catarina”, explica o TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina).
Onde os grupos reflexivos se encontram? 483n4h
Os homens, que participam destes encontros, entram nos grupos por meio de determinação judicial – Foto: Pexels/ Reprodução/ ND
Os encontros acontecem nas comarcas de Santa Catarina. Na unidade da Florianópolis, o Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher executa as reuniões.
Os homens, que participam destes encontros, entram nos grupos por meio de determinação judicial, no momento em que é concedido a medida protetiva de urgência.
Após isso, comparecem no setor psicossocial (exclusivo do Juizado na Capital) para entrevista e encaminhamento ao projeto.
Encontros são semanais 5172k
O objetivo deste ano é focar na capacitação de novos facilitadores e na criação de novos grupos – Foto: Carlos Jr/ND
Ao todo são ocorrem 12 encontros semanais com grupos de 20 pessoas.
São 12 encontros semanais com grupos fechados de 20 pessoas, das 19h às 20h. A desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, responsável pela Cevid, aponta que o objetivo deste ano é focar na capacitação de novos facilitadores e na criação de novos grupos.