Justiça libera ex-prefeito alvo da Operação Mensageiro de prisão domiciliar 301t6v

Decisão é publicada nesta sexta-feira (17) pelo TJSC do Norte do Estado 3b3n30

O TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) revogou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva domiciliar de Felipe Voigt. O ex-prefeito de Schroeder, alvo da Operação Mensageiro, foi preso em abril deste ano. Desde julho a defesa do político solicitava essa liberação.

Justiça libera ex-prefeito, alvo da Operação Mensageiro de prisão domiciliar – Foto: Arquivo Pessoal/DivulgaçãoJustiça libera ex-prefeito, alvo da Operação Mensageiro de prisão domiciliar – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Para solicitar a revogação da prisão domiciliar, a defesa de Voigt alegou não estarem mais presentes os requisitos legais, principalmente após a realização das audiências de instrução e julgamento.

O Ministério Público se manifestou e afirmou que a prisão preventiva seria necessária para o cuidado da ordem pública. Sustentou que a soltura do política “poderia resultar no replanejamento das ações e no retorno das atividades criminosas, e as hipóteses de reiteração criminosa não são de todo afastadas”.

A juíza Giovana Maria Caron Bosio Machado, aceitou o pedido da defesa, revogou a prisão domiciliar, mas manteve as medidas cautelares. Entre elas, a obrigatoriedade em manter o uso de tornozeleira eletrônica por mais 180 dias, para garantir que as restrições impostas sejam cumpridas.

Medidas cautelares

  1. Proibição de manter contato com os corréus, colaboradores premiados da Operação Mensageiro, e/ou servidores da Prefeitura Municipal de Schroeder, por qualquer meio, pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, ainda que por interpostas pessoas, com exceção daquelas que possua grau de parentesco;
  2. Proibição de adentrar a Prefeitura Municipal de Schroeder e/ou suas secretarias, pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias;
  3. Proibição de se afastar da comarca em que reside por mais de 30 (trinta) dias, sem autorização judicial, considerando como seu endereço residencial aquele apontado na cidade de Barra Velha;
  4. Monitoramento eletrônico, com prazo de 180 (cento e oitenta) dias, tendo em vista a necessidade de fiscalizar os itens “2” e “3” acima (art. 319, IX, do P).

Operação Mensageiro 6r3d6u

O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) investiga a empresa de saneamento Serrana, agora chamada Versa Engenharia Ambiental, que atende várias cidades do Estado, onde há suspeitas de corrupção no serviço de coleta de lixo.

Segundo o MPSC, um funcionário da empresa chamado de “mensageiro” na investigação era responsável pela entrega das propinas aos prefeitos. Por ter feito acordo de delação premiada, o nome do funcionário não pode ser divulgado pelo Grupo ND por proibição judicial.

Voigt é suspeito de receber propina para favorecer a empresa de saneamento Serrana, atual Versa Engenharia, na prestação de serviços no município. O esquema aconteceu em várias cidades do Estado.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de ville e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Operação Mensageiro 6r3d6u

Operação Mensageiro

Reportagem especial detalha a Operação Mensageiro, que resultou em 50 prisões 2e4a6r

Reportagem especial do ND Mais detalha a Operação Mensageiro resultou em 50 prisões, incluindo 17 pr ...

Operação Mensageiro

Corrupção de milhões: como a Operação Mensageiro mudou contratos públicos e a política de SC 3p3j5a

Considerada a maior investigação contra a corrupção em SC, Operação Mensageiro prendeu 17 prefeitos; ...

Operação Mensageiro

Operação Mensageiro: novo relator no STJ é antirracista e teve decisão polêmica sobre o PCC 5h5k12

Ministro Sebastião Reis Júnior é membro do Superior Tribunal de Justiça desde 13 de junho de 2011 ...

Operação Mensageiro

Ex-prefeito de Lages, Antônio Ceron, é condenado a quase dez anos de prisão por corrupção 6o6o52

O ex-prefeito de Lages, Antônio Ceron, foi condenado a nove anos, oito meses e 20 dias de reclusão p ...

Operação Mensageiro

Operação Mensageiro: ex-prefeito de Lages, Antônio Ceron é condenado a 9 anos por corrupção 73b2s

Além de Antônio Ceron e dois ex-secretários, outros seis réus na Operação Mensageiro receberam penas ...