Filho de Cristian Cravinhos consegue anulação da paternidade no STJ: ‘Sofria bullying’ 4qi70

Tribunal manteve decisão de exclusão do nome do pai da certidão de nascimento; jovem alega abandono e sofrimento por bullying após crime de 2002 3f2ql

A Terceira Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou, por unanimidade, um recurso e manteve o pedido de anulação do filho de Cristian Cravinhos — condenado a 38 anos pelo assassinato dos pais de Suzane Von Richthofen em 2002. Segundo a justiça, o jovem alegou sofrer bullying na escola.

Justiça negou recurso do pai e manteve pedido de anulação de paternidade ao filho de Cristian CravinhosJustiça manteve o pedido de anulação de paternidade para filho de Cristian Cravinhos – Foto: Vidal Cavalcante/Estadão Conteúdo

O filho de Cristian Cravinhos, que tinha três anos na época do crime, conseguiu na Justiça do Paraná a exclusão do nome do pai de sua certidão de nascimento. Ele alegava abandono e constrangimento devido ao histórico criminal do genitor.

O STJ confirmou que a quebra do vínculo paterno é válida diante do abandono afetivo e do sofrimento causado pela associação ao crime hediondo.

Cristian teve pedido de recurso negado pelo STJCristian entrou com recurso para manter o vínculo com o filho, mas a Justiça negou – Foto: Cristian Cravinhos/@cristianc.depaulae/Reprodução

A relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, destacou o impacto psicológico sofrido pelo filho de Cravinhos. “Constatada a inexistência do vínculo do pai registral, verifica-se a possibilidade de quebra da paternidade ante ao descumprimento do princípio”, disse a relatora.

Ela ainda complementou: “Deixei de mencionar aqui os fatos de bullying que ele ou na escola e quantas escolas ele teve que mudar depois que o fato aconteceu. Horrível”.

Filho de Cristian Cravinhos já havia conseguido anulação da paternidade em 2023, mas pai recorreu tdm

A Justiça do Paraná já havia autorizado a anulação da paternidade em 2023, com base no abandono e no constrangimento vivido pelo filho de Cristian Cravinhos.

O pai recorreu ao STJ, mas o Tribunal Superior manteve a decisão, reconhecendo que o jovem teve sua vida marcada pelo bullying e pela necessidade de mudar de escola repetidamente após o crime.

Cristian Cravinhos cumpre pena em regime semiaberto na Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, em Tremembé (SP). Em 2023, o Ministério Público de São Paulo solicitou um exame criminológico antes de autorizar sua progressão para o regime aberto, destacando a natureza violenta do crime.

Cristian e o irmão foram presos por participar da morte dos pais de Suzane Von Richthofen, mandante do crimeOs irmãos Cravinhos foram presos com 2002 pelo assassinato do casal Richthofen – Foto: Reprodução/ND

O caso Richthofen nc6v

Preso desde 2002, Cristian Cravinhos chegou a ter direito ao regime aberto em 2017, mas foi detido novamente por tentativa de suborno a um policial. Cravinhos e seu irmão Daniel executaram Manfred e Marísia von Richthofen a mando da filha do casal, Suzane, em um dos crimes mais chocantes do Brasil.

Os três foram condenados em 2006. Suzane e Daniel receberam 39 anos de prisão, enquanto Cristian Cravinhos foi sentenciado a 38 anos. A decisão do STJ consolida o direito do filho de Cristian de dissociar-se legalmente do pai, encerrando um capítulo traumático de sua vida.

*Com informações do R7.com, da Rede Record

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Justiça 5r31o

Justiça

‘Resposta a quem insiste’, diz advogado sobre condenação tardia de empresário por feminicídio 5c2f4p

Caso tramitou por 23 anos até a condenação do STF; Sérgio Nahas matou sua esposa com um tiro no cora ...

Justiça

‘Careca do INSS’ tenta proibir uso do apelido, mas Justiça nega pedido 6a4a6k

O empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como 'Careca do INSS', tentou impedir na Justi ...

Paulo Rolemberg

Justiça de SC livra deputado em caso movido por desembargador 255f5f

Relator do caso entendeu que a crítica feita pelo deputado estadual tinha caráter político e foi pro ...

Justiça

Servidor e empresários da mesma família são denunciados por fraudes na penitenciária de Chapecó u4y6t

Esquema simulava concorrência entre empresas e burlava contratos na penitenciária de Chapecó, no Oes ...