Ministro do STF suspende lei de Estado brasileiro que proibia linguagem neutra em escolas 2d5647

Entidades argumentaram que é inconstitucional um Estado legislar sobre linguagem neutra, uma vez que a competência seria do Congresso Nacional 1511i

Uma lei do Estado de Amazonas, que proibia a utilização de linguagem neutra em escolas públicas e privadas, além de repartições públicas, foi suspensa nesta quarta-feira (29) após decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ministro do STF suspende lei de Estado brasileiro que proibia linguagem neutra em escolasLei amazonense proibia linguagem neutra em escolas públicas e privadas – Foto: Freepik/Reprodução

Dino entendeu como inconstitucional a legislação estadual e atendeu ao pedido de suspensão requerido pela Aliança Nacional LGBTI+ e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh).

As entidades apontaram inconstitucionalidade da lei amazonense por alegação de que esta invadiria a competência do Congresso Nacional para legislar sobre diretrizes e bases da educação. Ao analisar a questão, o ministro entendeu que o estado não pode legislar sobre a matéria.

“Na ausência de legislação nacional acerca da linguagem neutra, estará maculada pelo vício da inconstitucionalidade formal qualquer legislação estadual, distrital ou municipal que autorize ou vede sua utilização, como é o caso da legislação analisada nestes autos”, afirmou.

No STF, Flávio Dino entendeu que o Estado do Amazonas não pode legislar sobre a linguagem neutra – Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STFNo STF, Flávio Dino entendeu que o Estado do Amazonas não pode legislar sobre a linguagem neutra – Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Flávio Dino também acrescentou que a língua portuguesa é “viva” e não é possível impor ou impedir mudanças sociais.

“Não há dúvida de que a língua é viva, sempre aberta a novas possibilidades, em diversos espaços e tempos, por isso não se descarta, evidentemente, a possibilidade de utilização da linguagem neutra”, completou.

Linguagem neutra também foi alvo do STF em Minas Gerais 2e1f5b

Em outra decisão, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu na semana ada a lei de Ibirité (MG) que proibiu o ensino de linguagem neutra nas escolas públicas e privadas do município.

Assim como Dino, o ministro Alexandre de Moraes também suspendeu uma lei que proibia o ensino de linguagem neutra – Foto: Carlos Moura/SCO/STF/Divulgação/NDAssim como Dino, o ministro Alexandre de Moraes também suspendeu uma lei que proibia o ensino de linguagem neutra – Foto: Carlos Moura/SCO/STF/Divulgação/ND

Moraes também entendeu que municípios não podem legislar sobre normas educacionais, conteúdos curriculares e metodologias de ensino. Para o ministro, somente o Congresso Nacional pode tratar da matéria.

*Com informações da Agência Brasil

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Justiça 5r31o

Justiça

Caso Jéssica: mãe e atual esposa de ex-companheiro são condenadas por matar jovem em SC 4h122h

A dupla foi acusada de sequestrar, torturar, matar e enterrar o corpo de Jéssica Elias da Rosa duas ...

Justiça

Dívida de R$ 30 motiva crime brutal e leva dois réus à condenação em SC 5z123d

Caso aconteceu em 2013, na Aldeia Paiol de Barro, em Entre Rios, e foi julgado nesta semana em São D ...

Justiça

IPTV pirata é crime? Entenda o que diz a lei brasileira 1p1j5r

Descubra se assistir IPTV pirata é crime no Brasil, o que diz a lei e quais os riscos legais e digit ...

Justiça

Sogro que atirou no genro após ser confrontado por denúncia de abuso sexual vai a júri em SC 3y555l

O crime aconteceu em julho de 2024, na frente de uma criança, em Anchieta, no Oeste; julgamento acon ...

Justiça

Homem é preso por dever R$ 175 mil de pensão alimentícia em Balneário Camboriú 5z4a4

Devedor de pensão alimentícia tem 45 anos e foi abordado enquanto saía de farmácia