JusCatarina

Blog com informações quentes sobre Direito e Justiça que fazem a diferença na vida das pessoas


Parte da área do Sapiens Parque é alvo de disputa judicial em ação de usucapião w5a6j

Terreno de 451 mil metros quadrados no Norte da Ilha de Santa Catarina pertence a parte da área onde está instalado o pólo tecnológico Sapiens Parque, maior do Estado 2i234t

Três decisões do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), publicadas nesta sexta-feira (14), representam novo capítulo em uma ação de usucapião que envolve um terreno de 451 mil metros quadrados em Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, que pertence a parte da área onde está instalado o pólo tecnológico Sapiens Parque, o maior do Estado.

Parte da área do Sapiens Parque é alvo de disputa judicial em ação de usucapião – Foto: Divulgacão/JusCatarina/NDParte da área do Sapiens Parque é alvo de disputa judicial em ação de usucapião – Foto: Divulgacão/JusCatarina/ND

Nas decisões, o ministro julga inviáveis os recursos do Estado de Santa Catarina, do Sapiens e do IBAMA contra acórdão (decisão colegiada) do Tribunal Regional Federal (TRF4) que determinou a anulação de sentença da Justiça Federal que julgou a ação de usucapião improcedente em 2015.

Ou seja, o ministro do STJ mantém a decisão do TRF4 e, com isso, todo o processo deve agora retornar à Justiça Federal de Florianópolis para definição da propriedade contestada a partir da produção de provas.

A ação iniciou em 2003, quando os autores – filhos do lavrador Manoel Euzébio Monteiro, falecido no ano de 1963, com 77 anos, e sua esposa, Etelvina Brigida de Brito Monteiro, falecida em 1974, com 79 anos, foram à Justiça buscando a declaração de domínio sobre a área. Em linhas gerais, afirmam nos autos que exercem a posse somada a de seus falecidos pais, “sem oposição, interrupção e de boa-fé, desde os anos de 1932, 1933, 1943 e 1950”.

Inicialmente, a ação tramitou na Justiça Estadual. No entanto, o posterior reconhecimento de parte da área como sendo de marinha levou o processo para a Justiça Federal, com o ingresso do IBAMA e da União na relação processual.

Nas três decisões o ministro Benedito Gonçalves leva em conta questões processuais para não conhecer dos agravos em recurso especial, já que, afirma, essa não é a via adequada para “reexame do contexto fático-probatório dos autos”, conforme preconiza a Súmula 7/STJ.

No total, a área do Sapiens Parque corresponde a 4,5 milhões de metros quadrados, com metade desse total sendo reservado a preservação permanente. De acordo com informações obtidas pelo JusCatarina, a área em litígio engloba lotes do empreendimento.

No STJ, agravo em recurso especial número  1457070 

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

JusCatarina 1k4h6m

Justiça

Cabo do Exército de SC preso por apologia ao nazismo tem liberdade negada 4e351m

Preso em outubro de 2024, investigação encontrou fotos do cabo do exército com grupo supremacista br ...

Operação Alcatraz

Por excesso de prazo, ministro revoga afastamento de servidor envolvido na Operação Alcatraz 466k1y

Entendimento é de que o afastamento cautelar das funções públicas não pode ser por tempo demasiado, ...

JusCatarina

Justiça de SC derruba lei que prevê multa de R$ 55 mil a condenados por pedofilia 6a482f

Aprovada pela Alesc, lei foi considerada inconstitucional por invadir competência; tipificação de pe ...

JusCatarina

Santa Catarina tem mais de 10 mil integrantes em 530 células neonazistas, afirma chefe do MPSC 4p6oc

Procurador participou de evento em Brasília no qual abordou estratégias de enfrentamento aos discurs ...

JusCatarina

Servidor municipal que assediou menina de 9 anos é condenado em SC 2m4961

Agente municipal de saúde teria tentado ar a mão nos seios da criança e dito palavras insinuosas ...