
Conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental e torná-las agentes da transformação ecológica. Esse é o objetivo do programa “Ao Redor da Ibero-América”, que chega a sua 10ª edição no Brasil, incluindo as regiões sul, sudeste e nordeste. Promovido pela Veolia, empresa de soluções ambientais para cidades e indústrias, em parceria com a OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos), o projeto é destinado a estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas.
Em Santa Catarina, o projeto foi lançado nas cidades de Antônio Carlos, Biguaçu, Palhoça, Tijucas, Governador Celso Ramos e Bombinhas, na Grande Florianópolis, e em Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha e São Francisco do Sul, no Norte do Estado. Nos próximos dias, será a vez de Blumenau receber o lançamento do programa internacional, aplicado também na Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Equador, México, Peru e Uruguai.

Na última quinta-feira (24/08), a atual campeã nacional, Biguaçu, reuniu alunos e professores para apresentar o tema deste ano. “Ações como essa, promovida pela Veolia, modificam a vida de uma criança. Foi através de um projeto social e educacional como esse, que viajei pela primeira vez de avião e conheci outra cultura, em um outro país. E ver que esse programa também promove a inclusão, me faz ter a certeza que militar na área da educação valer a pena”, disse o Secretário Municipal de Educação, Oscar Silva Neto.

O gerente do CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos) de Biguaçu, William Sgobbi, participou do evento e fez questão de enfatizar a importância primordial dos professores no sucesso do programa. “O Ao Redor da Ibero-América é um projeto voltado para crianças, para que eles sejam multiplicadores de ações em proteção ao meio ambiente. Mas ele só é sucesso hoje e acontecer em nove países, há 10 anos, porque contamos com a contribuição primordial do professor, a quem parabenizo e reconheço tamanha importância na vida de todos nós”, disse emocionado.
Tema 2023 17496v
Nos lançamentos realizados nas cidades catarinenses, alunos e professores receberam cartilhas pedagógicas, abordando o tema deste ano, “Aproveitando melhor os recursos: água, resíduos e energia”. Ao longo das próximas semanas, os professores trabalharão o tema com os alunos em sala de aula, com o objetivo de ampliar a discussão sobre mudanças climáticas, por exemplo, e fazer as crianças refletirem o que têm sido feito para reverter este cenário. Os conteúdos incluem atividades em sala de aula, trabalhos em grupo, além de propor o envolvimento da família.
Ao final do programa, os alunos poderão participar de um concurso nacional, em que terão de produzir uma redação e um desenho, aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula. No Brasil, participam este ano 105 escolas públicas, de 17 cidades brasileiras, que integram a iniciativa por meio das Secretarias Municipais de Educação e de indústrias atendidas pela Veolia.
Premiação Municipal e Nacional fi41
Os três melhores alunos e professores classificados de cada cidade serão premiados com brindes sustentáveis, como bicicletas e kits ecológicos. Já o vencedor nacional ganhará uma viagem com seu responsável legal para a região conhecida como Eje Cafetero, na Colômbia, local que inspirou o filme Encanto, da Disney. Lá encontrará os outros vencedores da América Latina. Todas as despesas serão custeadas pela Veolia.
A escola e o professor do vencedor nacional também serão premiados. O educador receberá um notebook e uma mochila, e a instituição escolar um kit digital, composto por notebook, projetor e impressora. Ao final do concurso, todas as 6 mil crianças participantes serão contempladas com um brinde oferecido pela Veolia.
“Nosso compromisso com o futuro do planeta e a transformação ecológica vai além de processos internos e da qualidade nos serviços que prestamos. Queremos motivar as novas gerações a serem agentes de mudanças e defensores do meio ambiente. Esse programa é uma oportunidade de incentivarmos as crianças a serem agentes de transformação nas suas comunidades”, destaca o CEO da Veolia Brasil, Pedro Prádanos.
Sobre a Veolia i24
A Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes e com mais de 220 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias, na gestão de água, resíduos e energia.
Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o o aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2022, o Grupo Veolia forneceu água potável a 111 milhões de pessoas, saneamento básico a 97 milhões, e produziu 44 terawatts hora de energia, além de valorizar 61 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 42,8 bilhões de euros em 2022.