Placa tectônica do Pacífico pode entrar em colapso? Especialistas encontram falhas e rachaduras 406g6r

Especialistas encontraram danos na Placa tectônica do Pacífico e indicativos de uma falha geológica, incluindo rachaduras de milhares de metros de profundidade 4e633t

Pesquisadores fizeram uma nova descoberta revolucionária para a geologia do Planeta. Os estudiosos encontraram diversas falhas na Placa Oceânica do Pacífico.

Na imagem aparece a Placa tectônica do Pacífico e as demais placas tectônicas do Planeta.Especialistas encontraram danos na Placa tectônica do Pacífico e indicativos de uma falha geológica, incluindo rachaduras de milhares de metros de profundidade. – Foto: Infografia: Rogério Moreira Jr./ND

Conforme o portal Terra, essas falhas são causadas pela deriva ao Oeste e o mergulho da Placa tectônica do Pacífico em direção ao manto do Planeta.

Se o achado e suas causas forem confirmados por outras pesquisas, isso poderá alterar a compreensão científica sobre o funcionamento das placas tectônicas.

Placas tectônicas flutuam sobre o manto incandescente da Terra 2y246r

Na perspectiva do ser humano, a Terra parece ser uma peça sólida que não se modifica, apesar de estar em constante mudança, esse processo é extremamente lento conforme nossa percepção do tempo.

A crosta terrestre, como a conhecemos, seria melhor imaginada como um enorme quebra-cabeças flutuando sobre líquido incandescente, com cada “peça” representando uma placa tectônica.

Placas tectônicas ficam flutuando sobre o magma quente da Terra. – Foto: YouTube/Reprodução/NDPlacas tectônicas ficam flutuando sobre o magma quente da Terra. – Foto: YouTube/Reprodução/ND

Estas peças estão à deriva, deslizando lentamente sobre o manto derretido — há placas oceânicas, que estão afundadas sob as águas, e placas continentais, onde ficam as massas de terra que habitamos.

Atualmente, se acredita que as placas oceânicas são, em geral, rígidas, só mudando de formato em zonas de subducção (onde afundam sob outras placas), nas fronteiras tectônicas. O presente estudo sobre a Placa tectônica do Pacífico, no entanto, discute esse fato.

Estudo descobriu rachadura em áreas que vão do Japão ao Havaí e da Nova Zelândia à Austrália – Foto: University of Toronto/Divulgação/NDEstudo descobriu rachadura em áreas que vão do Japão ao Havaí e da Nova Zelândia à Austrália – Foto: University of Toronto/Divulgação/ND

Entenda o estudo com os indicativos da falha na Placa tectônica do Pacífico 6cs6l

Os geólogos do novo estudo, cujo autor principal é Erkan Gün, da Universidade de Toronto, notaram danos na Placa tectônica do Pacífico e indicativos de uma falha geológica, incluindo rachaduras de milhares de metros de profundidade e centenas de quilômetros de comprimento.

Esse tipo de dano era visto no interior de placas continentais, longe das fronteiras tectônicas, e não eram conhecidas falhas do tipo em placas oceânicas.

Especialistas notaram danos na placa do Pacífico e indicativos de uma falha geológical – Foto: Agecom/UFSC/Divulgação/NDEspecialistas notaram danos na placa do Pacífico e indicativos de uma falha geológical – Foto: Agecom/UFSC/Divulgação/ND

Ao mostrar que as placas submersas não são tão sólidas do que se pensava, estamos refinando o conhecimento sobre as dinâmicas tectônicas do planeta, segundo os cientistas.

Os resultados foram obtidos por modelos computacionais complexos e dados coletados anteriormente, estudando quatro platôs no oeste do oceano Pacífico. As áreas envolvidas vão do Japão ao Havaí e da Nova Zelândia à Austrália.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Meio Ambiente 5v1327

Quer aprender a fazer compostagem? Prefeitura de Florianópolis oferece curso e kit gratuitos 3k5f4a

Programa Minhoca na Cabeça abre 500 vagas para moradores da Capital com oficinas virtuais e distrib ...

Meio Ambiente

Cobertura de esgoto em São José alcança menos da metade do município 2r1c66

Contrato de concessão da Casan termina em 2027, e a cidade vai buscar soluções no mercado para alcan ...

Diogo de Souza

Ibama reafirma pela 3ª vez a capacidade do IMA para licenciar a Marina da Beira-Mar Norte 256430

Ibama reafirmou, em parecer enviado à 6ª Vara Federal, a capacidade do IMA (Instituto do Meio Ambien ...

Meio Ambiente

Multinacional de SC se une à gigante do cosmético para projeto inovador na Amazônia 5h6m3h

Iniciativa leva energia solar à comunidade ribeirinha no Pará e amplia renda de famílias agroextrati ...

Meio Ambiente

VÍDEO: Vulcão Kilauea entra em erupção no Havaí e forma ‘muralha de lava’ 2q4y38

O vulcão Kilauea, um dos mais ativos do mundo, arremessou lava fluida a 300 metros de altura no Hava ...