Se você mora ou já ou pelo Litoral Norte de Santa Catarina, certamente já ouviu em algumas baladas, tabacarias ou até mesmo na rua a partir de carros com “sonzeira” e suspensão rebaixada, o mega funk. Ele tem batidas contagiantes marcadas apenas a partir do refrão, diferente do “pai” o eletrofunk, que é mixado do começo ao fim.

O mega nasceu em meados de 2010 e é antes de mais nada, um produto extremamente característico do catarinense. Seja em “rolês” universitários como o Álcooltece ou em grandes festivais como o Winter Festival da Fluxo Produções, o ritmo é o preferido dos jovens. Os DJs se tornaram estrelas e uma delas é o itajaiense, de 23 anos, Jonatas Felipe.
A versão eletrônica do mega funk do DJ Jonatas Felipe em parceria com Dennis DJ “Esse é seu momento” remixada pelo duo Almanac abriu o show da dupla no Rock In Rio. – Vídeo: Almanac/Instagram/ND
O DJ de mega funk mais seguido no Instagram, com 100 mil seguidores começou sua carreira postando megas no Youtube. “O pessoal me indicava músicas pra fazer a versão mega funk, a partir daí, comecei a tocar em algumas festas de amigos e o pessoal foi gostando”, comenta Jonatas.
Hoje com seis anos de carreira, “JF”, como também é conhecido, faz sucesso com o “Mega do Akon”, uma versão de mega funk da música “Sexy Chick” do DJ David Guetta com o rapper americano Akon, que conta com 600 mil reproduções no Youtube.
Porém a música que fez Jonatas estourar em escala nacional foi, sem sombra de dúvidas, “Esse é Seu Momento”, um mega funk em parceria com Dennis DJ, que conta com 2 milhões de reproduções no Spotify.
Apresentação do mega “Esse é Seu Momento” na Shed Club de Curitiba. A cidade é um dos polos do mega funk no Brasil. – Vídeo: Jonatas Felipe/Fluxo Produções
“Desde que comecei a tocar essa música há uns dois anos senti que ela mudaria minha vida. Ver ela tocando no Rock in Rio, uma versão remix, que o próprio duo Almanac fez foi realizador. Afinal, o nosso mega funk está rompendo muitas barreiras” afirma o DJ.
Atualmente, Jonatas é o protagonista do “Baile do JF“, uma turnê regional de shows especiais produzido pela Fluxo Produções. Segundo ele, o futuro promete. “Ainda não posso dizer, mas o objetivo é expandir ainda mais o território que curte o ritmo” comenta.
Contudo, levar um ritmo relativamente novo para o maior festival de música do mundo é fruto de muito trabalho de produção. Kauê Rebello, sócio proprietário da Fluxo Produções, conta que tudo começou como uma brincadeira.
“Comecei organizando pequenos encontros, churrascos no Itamirim Clube de Campo em 2017. Ali eu fui gostando da coisa e fui sendo incentivado pela galera que frequentava os rolês pra fazer cada vez mais” explica o empresário.

Em determinado momento, muitas pessoas queriam comparecer às festas e o espaço do clube estava ficando pequeno. Então, foi feita a primeira festa da Fluxo na antiga Bless, em Itajaí. O resto é história.
Hoje a Fluxo Produções tem 14 DJs agenciados, com mais de 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais. Além disso, mais de 500 mil pessoas já aram pelas festas da produtora.
Os desafios de comandar uma empresa desse tamanho são grandes. “Todo dia é uma batalha que a gente trava a favor dos nossos objetivos”, explica Kauê. “Hoje olho pra trás, e sinto muito orgulho do que todos nós construímos. A música do Jonatas tocada pelo Almanac no Rock In Rio foi a concretização e realização de tudo que acreditamos”, afirma.
Mudança temporária de nome 4t2hj
Durante o último ano a Fluxo utilizou o nome Original Produções por conta de um processo de patentes na Justiça. Com o nome original de volta, Kauê explica que o maior desafio para o futuro é mostrar para o maior número de pessoas que a Fluxo está de volta.
“Por mais que saibamos que o nome é muito forte, querendo ou não a marca ficou um ano sem ser utilizada, então precisamos recuperar essa memória da galera e fazer o nome estar na boca do povo novamente. Após isso, a gente vai trabalhar pra que ele tenha proporções ainda maiores. Aumentando a potência dos eventos, atrelado a a uma diminuição de quantidade pra causar desejo”.