Alexandre de Moraes manda arquivar ação movida pelo PT contra Eduardo Bolsonaro 2q3i30

Decisão, tomada nesta terça-feira (18), ocorre após manifestação da Procuradoria-Geral da República contrária ao pedido para apreensão do aporte do parlamentar 3qd5e

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, arquivou o pedido do PT para que a Justiça apreendesse o aporte do deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL), e instaurasse uma investigação contra o parlamentar. A decisão, tomada nesta terça-feira (18), ocorreu após a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestar contra o pedido.

Ação contra Eduardo Bolsonaro é arquivada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes – Foto: Montagem/NDAção contra Eduardo Bolsonaro é arquivada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes – Foto: Montagem/ND

No pedido, o deputado federal Lindbergh Farias, líder do PT, havia afirmado que “em total dissintonia com a realidade”, Eduardo “patrocina retaliações” contra o Brasil e o ministro do STF Alexandre de Moraes, pedindo para que a PGR investigasse o parlamentar por crimes contra a soberania e as instituições brasileiras cometidos durante sua estadia nos Estados Unidos.

Lindbergh pediu a apreensão do aporte de Eduardo para que se encerrasse as “condutas ilícitas em curso” do deputado, que articula com integrantes do Executivo norte-americano e autoridades do Departamento de Estado a aprovação de um projeto de lei para barrar a entrada de Moraes no país.

Deputado federal, Lindbergh Farias (PT), autor de ação contra Eduardo Bolsonaro Ação contra Eduardo Bolsonaro foi movida pelo deputado Lindbergh Farias (PT) – Foto: R7/ND

PGR é contrária a ação contra Eduardo Bolsonaro 3q2q23

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, manifestou-se contra a representação da sigla por não ver elementos mínimos que justificassem a abertura de uma investigação. Para o procurador, as ações do deputado federal se inserem no exercício da atividade parlamentar e que não há provas concretas que justifiquem ação contra Eduardo Bolsonaro.

A PGR ressaltou que não há indícios de negociação com governos estrangeiros para atos que configurariam atentado à soberania nacional. “Os relatos dos noticiantes não contêm elementos informativos mínimos, que indiquem suficientemente a realidade de ilícito penal”, afirmou o procurador-geral. Moraes seguiu a orientação da PGR de arquivar o pedido.

Eduardo Bolsonaro, deputado federalEduardo Bolsonaro declarou que se afastará do mandato para pressionar governo americano – Foto: @EDUARDOBOLSONAROSP/EDUARDO BOLSONARO/YouTube

Afastamento de mandato 1z4c1a

O deputado Eduardo Bolsonaro anunciou, nesta terça-feira (18), que vai se licenciar do cargo para “buscar sanções aos violadores dos direitos humanos”.

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro era o preferido do PL para assumir o comando da Comissão de Relações Exteriores na Câmara. A ação contra Eduardo Bolsonaro, movida pelo PT, ocorreu após o anúncio.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 2d4z3o

Últimas notícias

MI do INSS deve entrar na pauta em junho, diz presidente do Senado 3d42m

Davi Alcolumbre afirmou que o requerimento que pede instalação da MI do INSS fará parte de um sess ...

Política

‘Nunca quis mandar na polícia’: prefeito fala sobre desavenças com a PM no interior de SC 6z415f

Carlinhos Schiessl (MDB), prefeito de Bela Vista do Toldo, já foi três vezes vereador e está em seu ...

Política

Brasil sem reeleição: o que mudaria na política e na história recente 534g6j

Se não tivesse sido aprovada em 1997, quais seriam as consequências imediatas de um Brasil sem reele ...

Política

‘Partido mais à direita do Brasil, mas sem extremismo’: presidente revela atual fase do Novo 1imz

Em entrevista ao ND Mais, Eduardo Ribeiro afirma que o Novo vive seu auge, defende o liberalismo com ...