Aécio provoca Eduardo Leite por trocar PSDB por PSD 6h1d22

Ex-governador diz que mudança foi por ‘projeto regional’ ; Aécio provoca Eduardo Leite por discurso anti-polarização 116p3z

Aécio provoca Eduardo LeiteUm dos principais líderes tucanos, Aécio provoca Eduardo Leite e o vê fora da disputa a presidente – Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados

O deputado federal e ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) divulgou nota oficial nesta sexta-feira (9) em que critica a decisão do governador do Rio Grande do Sul em trocar o ninho tucano pelo PSD. No texto, Aécio provoca Eduardo Leite e afirma que seu novo partido “provavelmente terá outras opções na disputa presidencial.”

Após 24 anos do PSDB, Leite se filiou ao PSD, de Gilberto Kassab, na tarde desta sexta-feira, em evento na cidade de São Paulo, se colocando como pré-candidato a presidente. O gaúcho é o segundo pré-candidato da sigla ao cargo, que já tem o governador do Paraná, Ratinho Jr. O partido de Kassab pode também apoiar Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso ele decida pela candidatura ao Palácio do Planalto. O chefe do governo de São Paulo, porém, tem reafirmado a vontade de disputar a reeleição.

Eduardo Leite assinou a ficha de filiação ao PSD na tarde desta sexta-feira (9), em São Paulo – Foto: Divulgação/Mauricio TonettoEduardo Leite assinou a ficha de filiação ao PSD na tarde desta sexta-feira (9), em São Paulo – Foto: Divulgação/Mauricio Tonetto

“Vejo nessa decisão do governador, na verdade, a opção por um projeto regional”, declarou o deputado federal, na nota. O tucano defendeu que a fusão com o Podemos, e a possibilidade do novo partido montar uma federação com outras siglas de centro, trará ao PSDB capacidade de “voltar a liderar um projeto nacional longe dos extremos que têm monopolizado a política nacional.”

Na nota, Aécio provoca Eduardo Leite e diz que o gaúcho defendeu, ainda na sigla, a incorporação do PSDB pelo PSD, o que, na visão do ex-governador mineiro, levaria o partido à extinção.

Aécio provoca Eduardo Leite por discurso anti-polarização 4v2v3y

Uma das principais mensagens do governador do Rio Grande do Sul no evento de filiação ao PSD foi de que o país precisa superar a polarização entre petistas e bolsonaristas para fortalecimento da política e do país. O ex-governador de Minas ironizou o destino escolhido pelo ex-companheiro de sigla. Em sua visão, a sigla alimenta a polarização.

Durante evento de filiação, governador do Rio Grande do Sul defendeu um projeto que supere a polarização entre petistas e bolsonaritas – Foto: Adriano Assis/ND Mais, São PauloDurante evento de filiação, governador do Rio Grande do Sul defendeu um projeto que supere a polarização entre petistas e bolsonaritas – Foto: Adriano Assis/ND Mais, São Paulo

“O PSD, legenda cujos membros merecem todo o nosso respeito, tem uma outra concepção da política e não tem dificuldades, por exemplo, em apoiar e participar ao mesmo tempo de governos bolsonaristas e petistas. Essa é a nova realidade com a qual o governador do Rio Grande do Sul terá que conviver daqui para frente.”

O tucano lembrou frase do presidente do PSD, Gilberto Kassab, ao criar o partido, quando disse que a nova sigla não seria nem de esquerda e nem de direita, o que, em sua visão, não combina com o estilo do gaúcho.

Aécio provoca Eduardo Leite, concluindo que a mudança não seria por conta de projeto. “Não sendo, portanto, uma decisão tomada por afinidade ideológica, parece claro que ele optou por um partido que, na sua avaliação, lhe dê melhores condições estruturais para as disputas locais”, finalizou.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 2d4z3o

Política

Atentado contra Trump: jovem usou e-mails para comprar insumos de bomba 4m2964

Troca de e-mails teria acontecido meses antes de atentado contra Trump, diz CBS News

Política

Com senador de SC na lista, STF ouve testemunhas de acusados por tentativa de golpe de Estado n6664

Mais de 50 pessoas, entre governadores, ex-ministros e militares, foram indicadas para depor em favo ...

Fraude no INSS

Mudanças aprovadas pelo Congresso facilitaram descontos indevidos do INSS; entenda 474y1w

Em 2019, a revalidação de descontos ou a ser exigida a cada três anos e, em 2022, item que revog ...

Política

Relatório da Cracolândia sugere salas de uso supervisionado de drogas 434cp

Grupo de trabalho que reúne parlamentares e representantes da sociedade civil apresenta relatório da ...

Política

Greve da Receita Federal completa 180 dias com impacto na arrecadação e no comércio exterior 2r6533

Paralisação de auditores fiscais chega a seis meses com negociação preliminar de reajuste salarial; ...