Bolsonaro pode ser preso após julgamento do STF? Entenda o que acontece depois 4f56

No dia 25 de março, Primeira Turma analisa denúncia da PGR contra o ex-presidente e mais sete pessoas envolvidas na tentativa de Golpe de Estado em 2022 5dd4h

Está marcado, para 25 de março, o julgamento do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), e de outros sete acusados por tentativa de Golpe de Estado, após as eleições de 2022. Nesta primeira fase, os ministros do STF irão examinar se a denúncia atende a requisitos legais para prosseguir.

Jair Bolsonaro, ex-presidente do BrasilJulgamento do STF sobre tentativa de Golpe de Estado começa no dia 25 de março – Foto: Saulo Cruz/Agência Senado/Reprodução/ND

A denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República), em fevereiro, acusa Bolsonaro de:

  • Liderar organização criminosa armada;
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima;
  • Deterioração de patrimônio tombado.

O julgamento de Bolsonaro está sob responsabilidade da Primeira Turma do STF, composta por cinco magistrados: Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

Qual pode ser a pena de Bolsonaro? 3w1z6a

Dentre as acusações da PGR contra o ex-presidente, a que pode ter maior peso sobre a pena final é de integrar organização criminosa. A lei 12.850/2023 prevê pena de três a oito anos de prisão, podendo chegar a 17 anos de reclusão quando somados agravantes.

Ex-presidente, Jair BolsonaroPGR acusa Bolsonaro por cinco crimes em tentativa de Golpe de Estado – Foto: Pablo Porciuncula/AFP

Os demais crimes têm penas menores, de seis meses a 13 anos. “Existem diversas circunstâncias que podem tanto reduzir, quanto aumentar a pena. São critérios que serão avaliados pelo ministro relator e pelos demais ministros do colegiado”, explica o advogado criminalista, Matheus Menna.

Apesar de ser legalmente idoso, por ter 69 anos, esse fator não deve ser considerado no julgamento do STF quando da definição da pena. “Para atenuar a pena pela condição de idade, ele teria que ter 70 anos ou mais na época dos fatos, o que não é o caso. Pelo fato de ele ser idoso, ele pode vir a ter alguma patologia, ou doença agravada pela idade e isso, sim, pode vir a dar a ele um tratamento diferenciado”, explica o advogado.

O que acontece após julgamento da Primeira Turma do STF? 62604b

Neste primeiro julgamento, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) analisam o conteúdo da denúncia da PGR, podendo acolher ou rejeitar as alegações. Pelo regimento interno da Corte, as duas turmas do tribunal devem julgar ações penais como esta.

Como o relator do processo, Alexandre de Moraes, faz parte da Primeira Turma, a acusação deve ser julgada pelo colegiado. Diante da complexidade do caso, o advogado explicou ao ND Mais que a audiência de instrução deverá ser fracionada.

Ministro Alexandre de Moraes, integrante do julgamento do STFAlexandre de Moraes é o relator do processo no STF – Foto: Fellipe Sampaio/STF/ND

“As testemunhas serão ouvidas, a instrução processual seguirá seu curso, os réus serão interrogados e, ao término, o Ministério Público apresentará suas alegações finais, expondo os fundamentos pelos quais entende que a denúncia deve ser julgada procedente ou não”, afirma Matheus Menna.

Ex-presidente pode ser preso após julgamento do STF? 3p6j21

Conforme o advogado criminalista, a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos demais indiciados pode ocorrer, antes mesmo, do julgamento do processo.

“Existem duas hipóteses de prisão: prisão preventiva, se houver risco de fuga, coação à testemunha, ameaça a ordem pública, o STF pode, sim, decretar a prisão dele. E a outra é a condenação em definitiva ao final do processo”, afirma.

Para o advogado criminalista, o julgamento dos 34 acusados por tentativa de Golpe de Estado não deve ocorrer ainda em 2025. Esse tipo de caso, segundo ele, pode acabar se estendendo por dois, até três anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Julgamento de Bolsonaro 4s2364

Testemunhas começam a depor no julgamento de Bolsonaro no STF nesta segunda; veja cronograma 1s266y

As audiências no STF terão início com testemunhas de acusação, indicadas pela PGR, contra oito acusa ...

Julgamento de Bolsonaro

Quais os próximos os do julgamento de Bolsonaro, após intimação na UTI? 6r3ev

Advogados têm cinco dias para apresentar defesa prévia no julgamento de Bolsonaro e outros sete réus ...

Julgamento de Bolsonaro

PL da Anistia: proposta pode livrar Bolsonaro de uma possível condenação por golpe de Estado? 3hu2j

O Projeto de Lei 2858/2022, mais conhecido como PL da Anistia, tramita na câmara de deputados desde ...

Julgamento de Bolsonaro

Após Bolsonaro, saiba quando STF julga os demais núcleos acusados pela PGR 3s5n22

Julgamento de outros 25 acusados pela suposta tentativa de golpe de Estado, após as eleições de 2022 ...